Astronomia, baralho em Libras e show de berimbaus movimentam Espaço do Conhecimento UFMG

O Espaço do Conhecimento UFMG vai realizar, neste sábado, dia 11 de março, atividades destinadas a públicos diversos. Oficina para pessoas que se comunicam em Língua Brasileira de Sinais, encontro de educadores e uma apresentação musical compõem a programação. Mais informações sobre as atividades podem ser encontradas no site ou na página do Espaço no Facebook. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700.

Durante a manhã, das 9h às 12h, ocorre a primeira reunião do ano do AstroEduca. O encontro do grupo de formação contínua em astronomia começará com visita guiada e exibição da sessão comentada Marcações do tempo. Em seguida, os professores participam da elaboração de oficinas e roteiros de visita ao Planetário. O objetivo é que, ao longo de 2017, os participantes aprendam a programar sua própria sessão, usando recursos disponíveis no sistema de projeção.

O grupo realiza reuniões sempre nos segundos sábados de todo mês. Cada encontro exige inscrição própria para uma atividade específica, como palestras e oficinas relacionadas à educação em astronomia. As reuniões são abertas ao público, mas, para participar, é preciso preencher formulário disponível on-line.

Didática inclusiva

Em edição especial do Sábado com Libras, que começa às 10h, os integrantes do projeto Librário promoverão uma imersão em materiais didáticos inclusivos. Na oficina, gratuita, os participantes vão conhecer e aprender como funcionam os jogos de baralho em língua de sinais, Librário Geral e Librário da Arte. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail librariodaarte@hotmail.com, com o assunto da mensagem Inscrição Oficina.

O Librário é uma tecnologia social que trabalha a relação entre ícones, sinal em Libras e palavra em português. Há, também, uma versão virtual que pode ser baixada gratuitamente em celulares e computadores. O projeto foi desenvolvido no Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec), da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Berimbaus afinados
Fechando a programação, às 17h, ocorre o lançamento do projeto Multiverso, com a apresentação do grupo Arcomusical Brasil. Composto de ex-alunos e alunos da graduação e do mestrado da UFMG, o conjunto cria nova proposta para um grupo de berimbaus afinados, misturando tradição popular brasileira com a música de câmera, o que resulta em sons inovadores.

O conjunto nasceu depois que os integrantes participaram, em 2015, de seminário sobre berimbau ministrado pelo professor e percussionista norte-americano Gregory Beyer, idealizador do projeto Arcomusical nos Estados Unidos, que incentivou a formação do grupo no Brasil.
O projeto Multiverso abrigará no terraço do Espaço do Conhecimento, sempre aos sábados, de março a agosto, variadas expressões culturais, como música, dança, performance e contação de histórias.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Comunicação Institucional Espaço do Conhecimento UFMG