Atividade valoriza as origens indígenas do país no Espaço do Conhecimento UFMG

No próximo domingo, dia 4 de junho, atividade promove retomada das narrativas dos indígenas brasileiros; a participação é gratuita.

A sabedoria dos nossos ancestrais abre portas para entendermos muito da sociedade atual, apesar de hoje centrada no conhecimento fundamentado na ciência e na escrita. O Brasil deve muito aos saberes indígenas, frutos da experiência e repassados por meio da oralidade. No entanto, pouco da história desses povos se mantém viva nos meios urbanos. A fim de não deixar esse aspecto rico da cultura se perder, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza, neste fim de semana, a atividade História das Aldeias.

Narrativas que embasam a vida de algumas comunidades serão contadas aos visitantes, como a dos Guarani-Mbyá, que acreditam no deus Nnhamandu e seu esforço para formação do mundo. Já os Apinajé, habitantes da região central do Brasil, creem na Mulher Estrela, que desceu do céu para ensinar aos indígenas a se alimentarem de produtos da terra. Essas e outras histórias serão contadas como forma de valorização dessas culturas no próximo domingo, dia 4 de junho, às 15h. A classificação indicativa é livre. Para participação, é preciso retirar senha na recepção do Espaço do Conhecimento, que fica na Praça da Liberdade, 700. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8350.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 / 9 7142-3287

www.espacodoconhecimento.org.br