Atividades culturais da UFMG ocorrem até quarta-feira no 5° Congresso de Extensão da AUGM

Festival de Teatro Negro, Rede de Museus e Sarandeiros são alguns dos projetos que serão apresentados no evento

Um dos maiores eventos voltado à extensão universitária da América do Sul, a quinta edição Congresso de Extensão da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) teve início nesta segunda-feira, 13 de setembro, e segue até quarta, dia 15, com o tema Universidade e sociedade conectadas para o desenvolvimento regional sustentável. A UFMG participa do evento com diversas atividades.

O congresso é totalmente virtual e gratuito e terá apresentação de trabalhos, conferências, mesas, oficinas e atrações culturais. Em 2021, ele é promovido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O objetivo é articular novas práticas extensionistas que atuem em prol do desenvolvimento regional sustentável e popularizar os conhecimentos produzidos por universidades brasileiras, uruguaias, argentinas, paraguaias, chilenas e bolivianas. O evento também visa destacar o papel das instituições de ensino na transformação social e demonstrar a importância da universidade pública para a sociedade sul-americana.

Os 266 trabalhos selecionados para apresentação estão reunidos em cinco eixos temáticos: Institucionalização da extensão universitária; Produção artística e cultural; Desenvolvimento sustentável, estado e sociedade; Formação de cidadania, direitos humanos e inclusão; Comunicação e redes.

Festival de Teatro Negro UFMG – arte para resistir na pandemiaRede de Museus da UFMG – uma Experiência de Gestão do Patrimônio Científico-CulturalFestejo junino com o Sarandeiros na pandemia do covid-19 e Teatre! Espaço de aproximação, acolhimento e expressão artística de pessoas trans estão entre as atividades da UFMG que serão apresentadas no congresso.

Todas as apresentações de trabalho serão realizadas na terça e quarta-feira, dias 14 e 15, nos turnos da manhã e da tarde, por meio da plataforma Google Meet. As apresentações são abertas a todos os interessados. Para acessar às salas virtuais de apresentações, basta ter conta de e-mail vinculada ao Google.

A programação completa e demais informações estão disponíveis no site do evento.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG