Atividades em comemoração aos 10 anos do Espaço do Conhecimento UFMG ocorrem na próxima semana

Os 10 anos do Espaço do Conhecimento UFMG serão comemorados com uma programação especial, entre os dias 9 e 12 de dezembro. Inaugurado em 21 de março de 2010, no coração de Belo Horizonte, foi o primeiro equipamento cultural do Circuito Liberdade. Na década que se seguiu, o museu se consolidou como centro de divulgação e produção dos mais diversos saberes. A partir de então, muitas atividades foram realizadas e disponibilizadas à população de Belo Horizonte.

Confira a programação de aniversário:

09/12 | Quarta-feira

17h – Live | Abertura da Celebração dos 10 Anos do Espaço do Conhecimento UFMG

Onde:  www.youtube.com/espacoufmg

Convidados: Profa. Sandra Regina Goulart Almeida, reitora da UFMG; Prof. Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural da UFMG; Milena Pedrosa, Superintendente de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais do Governo do Estado de Minas Gerais; e Profa. Diomira Maria Cicci Pinto Faria, diretora do Espaço do Conhecimento UFMG

Mediação: Profa. Camila Mantovani – coordenadora do Núcleo de Comunicação e Design do Espaço

18h30 – Live | O futuro da ciência e da arte e o papel dos museus

Onde: www.youtube.com/espacoufmg

Convidados: Profa. Patrícia Maria Kauark Leite (Fafich/UFMG) e Prof. Paulo Pires do Vale (Universidade Católica Portuguesa)

Mediação: Profa. Diomira Maria Cicci Pinto Faria – diretora do Espaço

10/12 | Quinta-feira

17h – Live | Descobrindo o Céu – Especial 10 Anos do Espaço

Nessa live especial, a conversa será sobre as atividades realizadas no museu pelo Núcleo de Astronomia e como adaptações para o período de suspensão das ações presenciais. Haverá a participação de vários membros da equipe e a presença da professora Silvania Nascimento, ex-coordenadora do núcleo. Todos estarão à disposição para responder às perguntas enviadas pelos espectadores no chat. Além disso, será feito o sorteio de 30 calendários astronômicos entre os espectadores da live.

Onde: www.youtube.com/espacoufmg

Convidados: Profa. Silvânia Nascimento (FaE/UFMG) e equipe do Núcleo de Astronomia do Espaço

Mediação: Nathalia Fonseca – assessora do Núcleo de Astronomia do Espaço

18h30 – Live | Clube do Livro Guimarães Rosa – Liqueliques e Berliquesloques: a alteridade no sertão

Nessa sessão especial do Clube do Livro Guimarães Rosa, será feita a leitura e discussão coletiva dos contos Orientação e O outro ou o outro, de Tutaméia, aberta a todos os interessados

Onde: www.youtube.com/espacoufmg

Mediação: Profa. Cláudia Campos Soares (Fale/UFMG)

19h30 – Projeção | Arte e ciência em percursos expositivos: 10 anos do Espaço do Conhecimento UFMG

Onde: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700

11/12 | Sexta-feira

17h – Live | 10 anos de ações educativas no Espaço do Conhecimento UFMG

Convidados: Profa. Débora Reis (ICB/UFMG) e ex-mediadores do Espaço

Mediação: Profa. Sibelle Diniz – coordenadora do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do Espaço

18h30 – Vídeo | Estreia do documentário Inconfidências

19h30 – Roda de conversa sobre o documentário Inconfidências

Onde: www.youtube.com/espacoufmg

Convidados: Profa. Cláudia Mayorga, pró-Reitora de Extensão da UFMG, Profa. Sara del Carmen Rojo de la Rosa (Fale/UFMG) e Prof. Paulo Henrique Silva, jornalista, crítico de cinema e ex-presidente da Associação Brasileira de Críticos de Cinema

Mediação: Prof. André Mintz (EBA/UFMG)

19h30 e 20h30 – Projeção | Arte e ciência em percursos expositivos: 10 anos do Espaço do Conhecimento UFMG

Onde: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700

12/12 | Sábado

18h – Live | Abertura da Mostra Universidade Cidade – gestos, afetos e manifestos de urbanidade

Onde: www.youtube.com/espacoufmg

Convidados: Profa. Sandra Regina Goulart Almeida, eitora da UFMG; Prof. Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural da UFMG; Profa. Diomira Maria Cicci Pinto, Diretora do Espaço do Conhecimento UFMG; Profa. Júnia Ferrari e Profa. Marcela Brandão, curadoras da Mostra;  Sra. Fabíola Moulin Mendonça, Secretária Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Mediação: Profa. Diomira Maria Cicci Pinto Faria – diretora do Espaço

19h – Vídeo | Poesia no Espaço

Gravado por Elisa Almeida, contadora de estórias, diretora e coordenadora do Grupo de Contadores de Estórias Miguilim.

19h30 – Projeções | Mostra Universidade e Cidade

Onde: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – e no site www.ufmg.br/espacodoconhecimen....

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG