Atividades gratuitas no Espaço do Conhecimento UFMG fecham o mês de fevereiro

Acontecem amanhã duas contações de histórias, uma sobre mulheres inspiradoras e outra sobre narrativas da Lua, além de um Clubinho de Leitura que

O Espaço do Conhecimento UFMG termina fevereiro com mais uma série de atividades culturais e educativas gratuitas. Amanhã, 29 de fevereiro, a programação começará às 10h, com uma contação de histórias em Libras que vai abordar feitos de mulheres inspiradoras. As histórias continuarão às 14h, quando as contações se voltam para narrativas curiosas sobre a Lua. Em seguida, às 16h, um clubinho de leitura apresentará o saber indígena às crianças. Por fim, às 18h15, os visitantes experimentarão a mostra Mundos Indígenas sem o uso da visão. Todas as atividades são gratuitas e acontecem no Espaço do Conhecimento UFMG, localizado na Praça da Liberdade (nº 700, Funcionários, Belo Horizonte).

Contação de Histórias em Libras: Mulheres Incríveis

Marta fez história ao superar a marca de 95 gols de Pelé. Sônia Guimarães também: tornou-se a primeira professora negra do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Dividir essas histórias inspiradoras de protagonismo feminino com todos os públicos do Espaço do Conhecimento UFMG é a proposta da contação de histórias Mulheres Incríveis, que acontece amanhã, às 10h.

A atividade será acessível em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Durante a atração, a atriz e intérprete Dinalva Andrade será responsável por compartilhar essas narrativas com os visitantes que se comunicam por meio da Libras. A classificação indicativa é livre. Para participar, os interessados devem retirar uma senha na recepção.

Contos da Lua

Muita gente já ouviu falar de São Jorge, que é visto por seus devotos empunhando uma espada e montado em seu cavalo na superfície lunar. Já os chineses enxergam outra silhueta no satélite natural terrestre: um coelho. Os alemães, por sua vez, veem um alfaiate e uma máquina de costura. Essas são apenas três das centenas de narrativas que cercam a Lua.

Algumas delas serão contadas no Espaço do Conhecimento UFMG, às 14h. Contos da Lua vai revelar aos visitantes do museu como cada povo interpretou a Lua de maneiras distintas ao longo do tempo. A divertida atividade tem duração de uma hora. A classificação é livre. É preciso retirar uma senha na recepção.

Clubinho de Leitura – Tehêy: o livro do conhecimento Pataxoop

Na aldeia Muã Mimatxi, localizada no município mineiro de Itapecerica, os Pataxoop praticam uma pescaria do conhecimento. Isso mesmo! É que os saberes, as narrativas e os costumes do povo indígena de Minas Gerais são registrados em tehêys -- palavra que dá nome, originalmente, a um instrumento de pesca, mas passou a denominar também uma prática de escrita e ilustração.

Apresentar aos pequenos o livro que guarda o saber Pataxoop é a proposta do Clubinho de Leitura de fevereiro, que acontece no sábado, às 16h. A atividade acontece na mostra temporária Mundos Indígenas, onde as crianças poderão conhecer as ilustrações dos tehêys e descobrir as narrativas do povo indígena mineiro. A atividade é voltada para crianças maiores de 4 anos. Para participar, basta retirar uma senha na recepção do museu.

Percurso Sensorial na Exposição Mundos Indígenas

Às 18h15, os visitantes do Espaço do Conhecimento UFMG vão experimentar as sensações de estar em um território indígena, mas sem precisar sair da capital mineira. O Percurso Sensorial na Exposição Mundos Indígenas convida crianças e adultos a testarem seus sentidos em um passeio onde tudo é permitido, menos olhar! A classificação do passeio é livre, mas crianças pequenas devem estar acompanhadas de seus pais. Para participar, basta retirar uma senha na recepção do museu.

A atividade acontece na mostra temporária do museu, que traz os modos de viver, saber e cuidar dos povos Xakriabá, Maxakali, Pataxoop, Yanomami e Ye'kwana. Durante a atividade e com o auxílio dos mediadores do museu, os participantes vão percorrer a exposição com os olhos vendados. O objetivo é chamar atenção para os sons, os odores e as texturas em exibição, instigando a curiosidade dos visitantes.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH.

Serviço:

Sábado no Espaço do Conhecimento UFMG

Data: 29 de fevereiro

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH.

Contação de Histórias em Libras: Mulheres Incríveis

Quando: 10h

Classificação: livre

Dúvidas: libras.conhecimento@gmail.com.

Clubinho de Leitura – Tehêy: o livro do conhecimento Pataxoop

Quando: 16h

Classificação: a partir de 4 anos

Contos da Lua

Quando: 14h

Classificação: livre

Percurso Sensorial na Exposição Mundos Indígenas

Quando: 18h15

Classificação: a partir de 4 anos

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 / 98797-0352

www.espacodoconhecimento.org.br

Serviço