Atividades no campus Saúde da UFMG mostram aspectos escondidos nas embalagens de alimentos ultraprocessados

No dia 11 de novembro, às 14h, será realizada uma mesa-redonda para discutir sobre o ambiente e o modelo alimentar vigente e as características dos alimentos ultraprocessados. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece no auditório Lais Netto da Escola de Enfermagem da UFMG, no campus Saúde. Ainda, de 18 a 21 de novembro, o campus abriga a exposição fotográfica O Joio no Rótulo, que busca motivar reflexões sobre o mesmo tema.

A atividade será moderada pela professora do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem Milene Cristine Pessoa e contará com a participação da jornalista Desirée Rodrigues Ruas, uma das criadoras do movimento em BH e do Núcleo da Aliança pela Alimentação Adequado e Saudável em Minas Gerais; das nutricionistas e professoras da Enfermagem, Larissa Loures Mendes e Paula Martins Horta; do jornalista e um dos criadores do site O Joio e O Trigo, especializado em investigações sobre alimentação, João Peres; e do Assistente Social, Conselheiro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais- CONSEA-MG, Leonardo Koury Martins.

Exposição
Letras miúdas ou escondidas, ingredientes misteriosos, tabelas de informação nutricional confusas: entender o que está nas embalagens de alimentos ultraprocessados é uma tarefa difícil. Mas quem passar pelo campus Saúde entre os dias 18 e 21 de novembro, poderá conferir, por meio da exposição fotográfica O Joio no Rótulo, a quantidade de açúcar em vários alimentos e alguns aspectos dos produtos mais vendidos no país que não ficam claros no rótulo.

"A partir de fotos de alta qualidade, expõe o que um produto é, de verdade, sem o marketing que o envolve. Organismos internacionais como a Organização Mundial da Saúde e a Organização Panamericana de Saúde reconhecem o rótulo como uma ferramenta útil para orientar os consumidores nas melhores escolhas alimentares e, consequentemente, contribuir para conter o crescimento de doenças relacionadas à alimentação não saudável", explicou a professora Milene.

A exposição é organizada pelo projeto brasileiro de jornalismo O Joio e o Trigo, que investiga exclusivamente a alimentação e suas implicações políticas, em parceria com o Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG

(31) 3409-9883

www.enfermagem.ufmg.br

Serviço

Atividades sobre aspectos escondidos nas embalagens de alimentos ultraprocessados

11 de novembro | 18 a 21 de novembro

Campus Saúde da UFMG (Av. Prof. Alfredo Balena, 190 - Santa Efigênia, Belo Horizonte)