Atleta do CTE UFMG é campeão em Seletiva Nacional de Judô Sub-18

Kaíque Emanoel Santos da Silva competiu na categoria Peso Pesado e aguarda convocação para a Seleção Brasileira de Judô

O judoca Kaíque Emanoel Santos da Silva, atleta do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, sagrou-se medalhista de ouro na categoria Peso Pesado da Seletiva Nacional de Judô Sub-18, disputada nos dias 26 e 27 de outubro, em Canoas, Rio Grande do Sul. Com o resultado, o atleta deverá se tornar o primeiro esportista de judô do CTE a integrar a Seleção Brasileira Sub-18 na modalidade.

O feito do atleta e de toda a equipe do CTE torna-se ainda maior pelo fato de essa edição da Seletiva Nacional Sub-18 ter sido a maior da história da categoria, segundo dados divulgados pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ). O evento contou com 543 competidores de 153 diferentes clubes dentre 21 estados do Brasil, além do Distrito Federal.

Praticante de judô no CTE UFMG há quatro anos e com mais um ano de sub-18 pela frente, o promissor Kaíque Silva conta como o esporte mudou sua personalidade e criou um senso de responsabilidade.

“O judô foi um divisor de águas na minha vida. Antes, eu me comportava mal. O esporte me ensinou a ter respeito pelos outros e me mostrou a importância de ser alguém disciplinado. Saiu um rapaz bagunceiro e surgiu uma pessoa responsável", disse.

Com a atualização do ranking da CBJ, após os pontos distribuídos na seletiva, Kaíque Silva deve se tornar o primeiro colocado em sua categoria e, em decorrência, passará a integrar a Seleção Brasileira Sub-18. Sobre a emoção de ter atingido tal conquista, o atleta disse ter realizado um sonho, agradeceu o apoio da equipe do CTE UFMG e seus familiares, também deixou uma mensagem de incentivo aos demais esportistas.

“Sinto-me feliz e realizado, porque esse é um sonho que todo atleta tem e ser o primeiro do CTE UFMG deixa uma sensação ainda melhor. Gostaria de agradecer a meus pais, técnicos, a equipe de psicologia e todos os outros que me ajudaram a chegar onde cheguei. Fica também uma mensagem a todo mundo que pratica esportes: com esforço e dedicação, todos nós conseguiremos realizar nossas metas”, enfatiza.

André Fernandes, supervisor técnico da equipe de judô do CTE UFMG, ressalta que as expectativas antes da competição eram muito positivas, visto que o rendimento apresentado por Kaíque Silva nos treinamentos era positivo.

"Essa conquista é bastante significativa, porque trabalhamos muito desde dezembro de 2018 para chegarmos ao Campeonato Brasileiro Sub-18 e à Seletiva Nacional de Base bem fortes com o Kaíque. Preciso agradecer a toda a equipe multidisciplinar do CTE UFMG e ao treinador Gleyson Alves, ao preparador físico Bruno Teobaldo e à psicóloga do esporte Poliana Fraga".

Outros competidores

Mais dois atletas do CTE UFMG disputaram a Seletiva Nacional de Judô Sub-18. Arthur Luiz de Assis Saldanha competiu pela categoria Peso Ligeiro e Miguel Rodrigues dos Santos pela categoria Peso Meio-Leve. Todos os representantes do Centro de Treinamento Esportivo na competição são campeões estaduais.

(Com informações da Confederação Brasileira de Judô)

Assessoria de Imprensa

Fonte

Assessoria da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG

(31) 3409-2339 / 9 7537-0084

www.eeffto.ufmg.br

Multimídia