Atleta do CTE-UFMG representará Seleção Brasileira em competição de nado artístico

Disputa vai ocorrer em formato inusitado, com atletas atuando fora da água e à distância, com transmissão para os jurados on-line

A atleta Maria Luiza Bracarense, que integra a equipe de Nado Artístico do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, vai representar a Seleção Brasileira na I Competição Online de Nado Artístico da União Americana de Natação (Uana) 2020, que ocorre amanhã, 20 de junho.

Maria Luiza se classificou na primeira colocação na seletiva virtual que ocorreu ontem, 11 de junho, e garantiu uma vaga na competição internacional.

A seletiva funcionou por meio de uma conferência de vídeo que reuniu juízes e preparadores físicos brasileiros para avaliarem os competidores conforme os critérios da Uana.

A treinadora da equipe de Nado Artístico do Centro, Tathiane Martins, comentou sobre o modelo inovador e acerca da relevância da competição deste fim de semana.“A competição vem em uma hora na qual precisamos manter as atletas motivadas a treinar pelo menos a parte física. Se adequando às condições de distanciamento, o campeonato será via plataforma Zoom. Cada atleta fará o exercício sob observação de uma banca avaliadora. Consequentemente, a competição será fora da água e contará com dois exercícios por categoria, o Burpee e a Posição de Y”, explicou.

Maria Luiza, de 12 anos, foi selecionada para representar o país na categoria Juvenil, competindo no exercício Burpee. A atleta falou sobre a emoção da conquista, ainda mais valorizada por ser em uma estrutura inusitada de classificatória, e também da expectativa para o campeonato do fim de semana.

“Eu nunca achei que participaria de uma competição fora da água no Nado Artístico, mas, no CTE, treinamos muito fora da piscina e isso me ajudou bastante. Estava muito ansiosa e, quando a Tathi (treinadora) telefonou para me dar o resultado, eu fiquei extremamente feliz. Estou treinando todos os dias e quero fazer melhor do que na seletiva no fim de semana”, contou Maria Clara.

A competição da Uana também será realizada através do formato de videoconferência. Os exercícios avaliados serão os mesmos feitos na seletiva brasileira.

O Centro de Treinamento Esportivo da UFMG conta com o projeto do Nado Sincronizado desde 2014, coordenado pela professora Tathiane Rodrigues Martins. Os atletas do contam com estrutura de ponta, desde a piscina olímpica, reconhecida como uma das melhores da América Latina, aos equipamentos de cuidado e preparação dos atletas.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG

(31) 3409-2339 / 9 7537-0084