Audiência Pública na UFMG discute políticas para o artesanato mineiro

Para que as manifestações artísticas do Vale do Jequitinhonha sejam preservadas é preciso uma articulação permanente entre artesãos e poder público. É por isso que durante a 20ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG acontecerá a audiência pública Artesanato Mineiro: perspectiva da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O encontro será na quarta-feira, 8 de maio, a partir das 9h30, no auditório da Reitoria da UFMG, campus Pampulha. A participação é aberta a todos os interessados.

Durante a audiência serão discutidos aspectos importantes para as políticas públicas estaduais, além da elaboração de propostas para a execução do Plano Quadrienal do Artesanato Mineiro, aprovado com a participação da sociedade civil em 2018.

Representantes de artesãos, organizações sociais, entusiastas da economia solidária e toda a sociedade estão convidados a participar. Representando a UFMG estarão presentes a pró-reitora Adjunta de Extensão da UFMG, Cláudia Andrea Mayorga Borges, e a coordenadora do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, Maria das Dores Pimentel Nogueira. Podem estar presentes o secretário de Estado de Cultura e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, assim como representantes do Serviço de Apoio às Pequenas e Microempresas de Minas Gerais, da Federação das Associações das Cooperativas, dos Núcleos dos Grupos de Artesãos e Gastronomia Típica de MG, e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

Para a pró-reitora de extensão da UFMG, Cláudia Mayorga, “discutir o artesanato em Minas Gerais é de grande interesse público, pois existe uma relação direta com as questões econômicas e sociais do nosso estado. Estamos buscando unir esforços para enfrentar as dificuldades que têm se apresentado em Minas Gerais e no país, tanto na dimensão econômica quanto na social”, afirma.

Terezinha Lopes dos Santos, presidente da Associação dos Artesãos de Coqueiro Campo, de Turmalina, também reconhece a relevância do encontro. “Para nós é muito importante uma audiência pública, pois ainda temos dificuldades, como o transporte dos artesãos e das peças, a hospedagem, a participação em feiras de outros estados e a divulgação”, diz.

A realização da audiência durante a 20ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha reafirma o compromisso público da UFMG, por meio de seus vários projetos de ensino, pesquisa e extensão, em buscar soluções conjuntas para o desenvolvimento regional, geração de ocupação e renda, além da valorização de nossos bens culturais. A organização da Feira é feita pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC) em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e com o Polo Jequitinhonha.

A Feira
A ideia de realizar uma feira que pudesse colocar os artesãos do Vale do Jequitinhonha em evidência na capital mineira surgiu em setembro de 2000, período da Semana do Conhecimento da UFMG. No ano seguinte, foi decidido que era melhor realizá-la na semana que antecede o dia das mães, data comercialmente mais favorável.

Em 2003 realizou-se o diagnóstico do artesanato do Vale com os artesãos presentes. Também foram criadas publicações para orientá-los no sentido de organização de cooperativas e associações, uma demanda deles próprios.  Desde então, na tentativa de promover o diálogo entre os saberes acadêmicos e populares, artesãos vêm ministrando diversas oficinas como de cerâmica, trançado em taboa, bordado, tecelagem, dentre outras, na Escola de Belas Artes e no Centro Pedagógico da UFMG.

Programação cultural
Quando:
De 6 a 11/05
Local: Campus Pampulha UFMG (Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha)

6/5 (segunda-feira)
11h - Abertura Oficial da 20ª Feira e lançamento do livro Sabença
12h30 - Show Rubinho do Vale: um cantador do Jequitinhonha

7/5 (terça-feira)
Praça de Serviços da UFMG
Cortejo Nossas vidas em cantos dançados! (Erês Mensageiras dos Ventos)

8/5 (quarta-feira)
Auditório da Reitoria da UFMG
9h30 - Audiência Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais Artesanato Mineiro: Perspectiva (ALMG)

12h30 - Concerto Orquestra de Choro da UFMG

9/5 (quinta-feira)
Praça de Serviços da UFMG
9h - Roda de Conversa Salvaguarda do artesanato em barro do Vale do Jequitinhonha (IEPHA-MG)
17h30 – Performance teatral Pequenas histórias de mim mesmo (Teatro Universitário UFMG)
18h15 - Lançamento do documentário Yékity - A vida fio a fio (Direção de Marco Diniz)

10/5 (sexta-feira)
12h30 – Show Canções e Histórias do Brasil Profundo, de Carlos Farias

Para utilizar imagens de divulgação do evento, acesse aqui.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG

www.ufmg.br/cultura

Serviço