Aula inaugural da Pós-graduação em Enfermagem da UFMG discute reprodutibilidade nas pesquisas

No dia 17 de junho, às 14h, será realizada a aula inaugural da Pós-graduação em Enfermagem no canal da Escola de Enfermagem da UFMG no YouTube. O evento é aberto ao público e sem necessidade de inscrição prévia.

O convidado é o professor Olavo Amaral, do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que vai abordar o tema Reprodutibilidade nas pesquisas.

De acordo com a coordenadora do Colegiado de Pós-graduação em Enfermagem, professora Kênia Lara da Silva, a reprodutibilidade (Replication) é um critério de qualidade nas pesquisas científicas. "Mas garantir essa reprodutibilidade é um grande desafio e exige dos pesquisadores a descrição sistemática das técnicas e métodos de produção e análise de dados. Na atualidade, a falta de reprodutibilidade tem sido questionada e coloca à prova o rigor das investigações".

A professora destaca ainda que, em geral, a irreprotubilibilidade está relacionada a fatores metodológicos como tamanho da amostra, desenhos ineficientes e análises equivocadas. Mas também se relaciona com capacidade e possibilidade de comunicação dos resultados (omissão de resultados, análise seletiva), além de aspectos relativos aos limites impostos pela produção científica e valorização da pesquisa. "Debater este tema é fundamental e urgente para o avanço da ciência", enfatiza Kênia.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG