Aula inaugural das Formações Transversais de Divulgação Científica e em Direitos Humanos da UFMG debaterá os desafios da sustentabilidade

Atividade terá palestra do professor Othon Leonardos, emérito da UnB e um dos principais pesquisadores sobre indigenismo e sustentabilidade

Para abrir as atividades do segundo semestre letivo de 2021 das Formações Transversais em Divulgação Científica e em Direitos Humanos, ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 21 de outubro, às 17h, a aula inaugural com o tema Teia da Vida e (In)Sustentabilidades. A aula é aberta a qualquer interessado e dispensa inscrição prévia.

A atividade, promovida por ambas as formações organizadas pela Pró-reitoria de Extensão, será transmitida, ao vivo, pelo canal do YouTube Extensão UFMG.

Com grandes contribuições ao estudo interdisciplinar em Ciências Humanas e Ciências da Terra, o palestrante Othon Leonardos, professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), pesquisador emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), discutirá sobre os paradigmas da sustentabilidade e avanços mundiais dos problemas ambientais e humanitários.

Ele pretende refletir a necessidade de políticas públicas para evitar impactos e perdas na cultura, sociedade, território e meio ambiente e partilhar suas experiências em articular saberes e fazeres para a sustentabilidade da vida e convívio multicultural.

Com extensa trajetória na área de Geologia, Othon Leonardos é também membro titular da Academia Brasileira de Ciências (Ciências da Terra), graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre pela Universidade da Califórnia e doutor pela Universidade de Manchester.

Formações Transversais

A Formação Transversal em Divulgação Científica inaugurou suas atividades no primeiro semestre de 2016. Ela visa promover conhecimentos sobre o processo de produção das ciências nas mais diversas áreas do conhecimento, capacitando o estudante a explorar e a discutir criticamente temas da atualidade. Confira as disciplinas ofertadas neste semestre

A Formação Transversal em Direitos Humanos, por sua vez, surgiu a partir da organização de grupos de extensão, ensino e pesquisa da Universidade, permitindo que o estudante tenha acesso ao histórico de reivindicação e constituição dos Direitos Humanos, de modo a realizar intervenções práticas vinculadas ao seu percurso acadêmico ou área de atuação. Relação de disciplinas do segundo período letivo.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail ddc-secretaria@proex.ufmg.br.

Inscrições para as formações

Os estudantes da graduação puderam se matricular nos dias 14 e 15 de outubro.

Os alunos de pós-graduação devem solicitar a matrícula até 19 de outubro por meio do envio de requerimento para a Secretaria das Formações Transversais. As orientações no estão disponíveis no informativo.

Pessoas da comunidade externa também podem se matricular na modalidade disciplina isolada. Nesse caso, as inscrições deverão ser realizadas até 21 de outubro (leia as instruções).

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG