Aula inaugural de Cátedra voltada para direitos de refugiados acontece amanhã na UFMG

Docente da Universidade de Copenhague aborda constituição do refúgio como campo de estudos em conferência da Cátedra Sérgio Vieira de Mello

O professor dinamarquês Thomas Gammeltoft-Hansen, especialista em migração e direitos de refugiados, ministra amanhã, 8 de janeiro, a aula inaugural da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, à qual a UFMG aderiu no ano passado. A conferência, em inglês com tradução simultânea, será transmitida pelo canal da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) no YouTube, a partir das 10h, e será aberta pela reitora Sandra Goulart Almeida. A aula é aberta ao público e dispensa inscrição antecipada.

Gammeltoft-Hansen é docente na Universidade de Copenhague e professor honorário da Universidade de Aarhus, ambas na Dinamarca. Ele já atuou no Conselho de Apelação para Refugiados em seu país, é especialista em questões de asilo e imigração e presta assessoria para organizações internacionais, governos e ONGs.

Na aula inaugural desta sexta, ele tratará da constituição do refúgio como campo de estudos e sua relação com a busca pela efetivação de direitos de populações forçosamente deslocadas nacional e internacionalmente.

A Cátedra

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello foi criada em 2003 pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). Organizada em rede, visa promover ações com o objetivo de garantir e ampliar o acesso de refugiados a direitos e serviços no Brasil. A Cátedra conta com a adesão de cerca de 30 instituições brasileiras, entre quais a UFMG.

“É uma satisfação para a UFMG integrar a Cátedra Sérgio Vieira de Mello em razão do que ela representa e da contribuição que trará para a ampliação do alcance da política de direitos humanos em desenvolvimento na Universidade”, afirmou a reitora Sandra Regina Goulart Almeida em setembro do ano passado, por ocasião do anúncio da incorporação da Universidade à rede.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço

Aula inaugural da Cátedra Sérgio Vieira de Mello

8 de janeiro 2021

10h