Aula inaugural de formação transversal na UFMG discute posição do Brasil 'em um mundo em transição'

Conferência do diplomata Almir Lima Nascimento nesta quarta, dia 18, abordará o contexto de guerras e mudanças climáticas

Nesta quarta-feira, 18 de outubro, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG promove a aula inaugural da Formação Transversal em Estudos Internacionais (FTEI) do 2º período letivo de 2023. A palestra, cujo tema é Brazil in a world in transition, será ministrada por Almir Lima Nascimento, diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (Ipri) da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.

A aula, que propõe uma reflexão sobre a posição do Brasil em um cenário global instável de guerras e mudanças climáticas, será no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), a partir das 17h30. A atividade será ministrada em inglês, sem tradução simultânea. Interessados podem se inscrever gratuitamente no site de Gestão de Eventos da UFMG. Os participantes poderão receber certificados.

O palestrante

Almir Lima Nascimento é graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). No Brasil, foi assistente e assessor da Divisão de Difusão Cultural, assessor da Divisão de Operações de Promoção Comercial, coordenador-geral de Modernização, professor do curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco, examinador do curso de Aperfeiçoamento de Diplomatas, coordenador-geral de Gestão e Governança e assessor especial para Assuntos Internacionais da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (2020 e 2021).

No exterior, Almir atuou no Consulado-Geral em Paris (1996 a 1999), chefiou os setores de Promoção Comercial das embaixadas em Assunção (1999 a 2003), Montevidéu (2006 a 2010) e Paris (2012 a 2016) e foi ministro-conselheiro comissionado da Embaixada em Paramaribo (2010 a 2012).

Ambiência plural

No segundo semestre de 2019, a UFMG lançou a Formação Transversal em Estudos Internacionais, formada por disciplinas optativas no nível de graduação com enfoque internacional ou comparado, ministradas integralmente em língua inglesa ou espanhola.

O objetivo do curso é proporcionar uma ambiência plural em termos nacionais, étnicos e valorativos. Podem participar estudantes matriculados em qualquer curso de graduação da UFMG e a comunidade externa inscrita na modalidade disciplina isolada, na quarta fase do requerimento de  matrícula, conforme calendário acadêmico.

Mais informações sobre as disciplinas ofertadas podem ser obtidas no site da DRI.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG

3134094476