Aula magna da Faculdade de Letras da UFMG terá presença da linguista Irandé Antunes

Na ocasião, a pesquisadora abordará reflexões sobre as práticas no ensino da língua portuguesa

As práticas no ensino da língua são permeadas por diversas reflexões relativas às suas dificuldades, melhorias e, até mesmo, a busca por mudanças. Essas e outras questões serão discutidas pela linguista brasileira Irandé Antunes na aula magna Condição necessária para a realização de qualquer tipo de linguagem e foco de todo ensino de língua, realizada no dia 16 de agosto, quinta-feira, à 18h, no auditório nobre do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais da UFMG (CAD 1), no campus Pampulha.

A aula é uma iniciativa do Letras Debate. Os interessados em participar da palestra devem realizar inscrição gratuita na página do projeto, onde estão disponíveis outras informações deste e de outros eventos, que ocorrerão ao longo do semestre.

De acordo com Antunes, no resumo da palestra, vivemos um apelo, explícito e implícito, para mudanças nas práticas de ensino da língua: “Nesse sentido, vale a pena ‘revisar’ nosso corpo de teorias linguísticas, na tentativa de identificar os fundamentos teóricos que a prática desse ensino tem priorizado ou, por acaso, tem deixado de incluir.  Concepções da Linguística de Texto favorecem a percepção do que deveria ser o ‘foco’ do ensino/aprendizagem da língua na prática de nossas salas de aula”.

Irandé Antunes tem doutorado em Linguística pela Universidade de Lisboa, em Portugal, com tese intitulada Aspectos da coesão do texto – uma análise em editoriais jornalísticos. É autora dos livros Aula de português – encontro & interação (2003), Muito além da gramática – por um ensino de línguas sem pedras no caminho (2007), Língua, texto e ensino – outra escola possível (2009) e Lutar com palavras (2005), todos publicados pela editora Parábola.

Letras Debate

O projeto Letras Debate ocorre ao longo do ano, nas manhãs dos sábados, com o propósito de oferecer aos estudantes a oportunidade de ouvir e de participar de palestras, mesas-redondas, seminários, workshops e outras atividades, bem como trazer novas perspectivas de atuação do profissional de Letras, no mercado de trabalho. O evento possibilita aos alunos participantes a integralização de créditos de atividades acadêmicas científico-culturais.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Setor de Comunicação da Faculdade de Letras da UFMG

www.letras.ufmg.br

Serviço