Aula magna na UFMG: pesquisador britânico alerta para a importância de se encontrar novas saídas para combater mudança climática

Em português, Jos Barlow chama a atenção para a urgência de se incorporar o contexto das questões climáticas ao manejo florestal

Mudanças Climáticas e o Futuro das Florestas Tropicais é o título da aula magna realizada pelo Núcleo de Apoio à Pós-graduação do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG no dia 12 de março, próxima quinta-feira, às 14h, no auditório do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD1), no campus Pampulha. O evento gratuito e aberto a todos os interessados abre as atividades acadêmicas dos programas de pós-graduação do ICB. Haverá emissão de certificado para os participantes presentes. As inscrições devem ser realizadas aqui.

Para apresentar seus estudos nessa área foi convidado o professor Jos Barlow, do Departamento de Ciência da Conservação da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, e editor chefe da revista Journal of Applied Ecology. Ele, que fala português, trabalha na Amazônia Brasileira desde 1998 e estuda como as atividades humanas afetam a biodiversidade das florestas tropicais e as funções e serviços da biodiversidade nestes ecossistemas.

Segundo o cientista, a palestra explorará evidências recentes dessas mudanças, destacando o papel de várias ameaças interagentes das mudanças climáticas, choques climáticos e uso humano da terra fora da própria floresta. O pesquisador também vai avaliar as limitações da recuperação da floresta, aspectos relacionados à determinação da perda de biodiversidade e as maneiras pelas quais as estratégias de gerenciamento devem ser modificadas para integrar mais efetivamente várias partes interessadas em todo o cenário envolvido. “Eu irei esboçar maneiras pelas quais as comunidades científicas e profissionais podem trabalhar juntas para incorporar a mudança ambiental global no manejo florestal”, adianta.

Jos Barlow afirma ainda que muitas das diretrizes sobre manejo de florestas tropicais em reservas de uso sustentável ou estritamente protegidas concentram-se em questões locais, como estabelecer limites de caça ou extrair madeira, e definir a configuração espacial e a extensão das zonas de exclusão. “No entanto, as florestas tropicais enfrentam um período de mudanças ambientais sem precedentes”, alerta.

13h45 - 14h - Recepção dos participantes

Apresentação musical

14h – 14h30 - Abertura

14h30 – 15h30 - Palestra Magna: Mudanças Globais e o futuro das florestas tropicais