Aulas abertas acontecem esta semana dentro da programação do Festival de Inverno da UFMG

Até sábado, 5 de agosto, o  49º Festival de Inverno da UFMG oferece aulas abertas em espaços públicos da cidade. Os participantes não precisam se inscrever e podem entrar na atividade no momento em que a aula acontece. As aulas de amanhã, 1 de agosto, serão na Praça da Liberdade, em frente ao Coreto, no bairro Funcionários. Poesia rimada e ritmada, às 10 horas; Experimentando as danças de salão, às 15 horas e Imagens em trânsito, às 19 horas. Dentro da programação cultural acontece hoje, às 20h, o bosque da Escola da Música da UFMG, no Campus Pampulha, o show Carmina Burana: uma cantata cênica, com 24 poesias latinas medievais. O acesso é gratuito.

O restante da programação das aulas está no site oficial do evento, onde está também toda a programação do Festival.

O projeto das aulas abertas foi criado no Festival há mais de 10 anos, quando o evento ainda era realizado em Diamantina, com a ideia de oferecer aulas em praças ou outros espaços públicos. Para o coordenador do Projeto Aulas Abertas do Festival, Ernani Maletta, a iniciativa busca “transformar o cotidiano daquele espaço da cidade e oferecer uma oportunidade a qualquer pessoa que estiver passando, independentemente de sua formação artística, de viver uma experiência transformadora.” Este ano, as aulas ofertadas são as seguintes: Brincando de ser palhaço (com Rodrigo Robleño), Escrever sem doer (com Ronald Claver), Experimentando as danças de salão (com a Mimulus Escola de Dança), Imagens em trânsito (com Ursula Rösele e Luis Felipe Flores), O banquete (com Fabrício Fernandino), e Poesia rimada e ritmada (Kdu dos Anjos).

Programação cultural

Além das aulas abertas, o Festival também oferece programação cultural gratuita. Amanhã, às 18h, o bosque da Escola da Música da UFMG, no Campus Pampulha recebe o show cênico-musical Eras, do Coletivo Negras Autoras, com composições sobre as relações temporais e atemporais entre o universo da mulher negra e o que a rodeia na contemporaneidade. Na terça, às 19h30, no auditório da Reitoria da UFMG, também ocorre Narciso deu um grito, o primeiro show homônimo do primeiro disco de Marcelo Veronez, intérprete conectado ao teatro e à música.

O objetivo do 49º Festival de Inverno da UFMG, que este ano comemora 50 anos de realização, é promover a criação artístico-cultural como ação de resistência e prática de transformação social. A primeira edição foi em 1967, mas são 49 edições porque em 1980 e 1984 o evento não aconteceu.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Imprensa do Festival de Inverno da UFMG