Bate-papo organizado por estudantes da UFMG destaca experiências do design no 'mundo real'

Encontro virtual semanal com egressos e outros profissionais favorece troca de informações sobre a prática no mercado

A prática oferece ao profissional em formação novas ferramentas para lidar com o mundo do mercado de trabalho. Com o distanciamento social e a suspensão das atividades acadêmicas, estudantes do curso de Design da UFMG organizam semanalmente um bate-papo com egressos e outros designers para troca de experiências sobre a prática profissional. As edições são realizadas todas as quartas-feiras, às 19h30.

Segundo o professor Marcelo Pinto, do Departamento de Tecnologia do Design, Arquitetura e Urbanismo da UFMG, é importante aproximar os estudantes do mundo real para que eles apreendam as habilidades necessárias para entrar no mercado de trabalho. Como conseguir vagas de estágios, quais as qualificações necessárias e como precificar o próprio trabalho são algumas das dúvidas levantadas pela aluna do curso de Design da UFMG, Verônica Maia. Elas motivaram a organização do evento Design no mundo real.

Com base em uma necessidade observada durante a pandemia de Covid-19, surgiu a tira metálica para protetor facial, desenvolvida pelo estudante de Design da UFMG Humberto Zangueri, em parceria com o professor Marcelo Pinto. O produto gerou patente e já está sendo utilizado por profissionais de saúde. Um dos primeiros convidados da série, Zangueri afirma que essa experiência o ajudou a compreender a complementaridade entre o que se aprende na sala de aula e a experiência prática.

Saiba mais em vídeo produzido pela TV UFMG:

(Equipe: Diogo Diniz – produção; Marcia Botelho - edição de imagens; Jessika Viveiros - edição de conteúdo).

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG