Belas Artes UFMG apresenta Canções tristes das Américas

Artistas trazem performance e exposição de fotografia e arte gráfica

O professor da UFMG Adolfo Cifuentes e o artista Thiago Amoreira apresentam Canções tristes das Américas, uma composição de performance e exposição de fotografias e arte gráfica. O Espaço f, localizado no segundo andar do prédio da Escola de Belas Artes da UFMG, no campus Pampulha, vai abrigar as obras de Thiago Amoreira até o dia 15 de outubro.

Já as performances, realizadas por Adolfo Cifuentes, acontecem no dia 09 de outubro, das 12h às 14h, e no dia 11, das 17h às 19h. Todas as atividades são gratuitas.

Cantos Tristes das Américas nasceu como uma performance realizada na Casa da América Latina em Paris, em outubro de 2017. Nela, Adolfo Cifuentes tece um paralelo insólito entre as relações de dominação e força, a experiência colonialista e as geografias subalternas. O artista e teórico explora a voz e as diversas nuances do som com a finalidade de fazer uma crítica sociopolítica e cultural.

No trabalho de Cifuentes diversas temáticas se articulam ao redor do corpo humano e dos seus órgãos sonoros, do reencontro com o outro e das potencialidades expressivas e comunicativas que dali decorrem, do alcance e da potência da imagem e da cor. A partir de um exercício fonético e linguístico participativo, de uma economia de meios e gestos, e retomando fragmentos de canções de contextos diversos como Cálice, La Llorona e Where did you sleep last night, Cifuentes propõe uma homenagem sutil e uma celebração vívida da tristeza e do sofrimento humanos.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Setor de Comunicação da Escola de Belas Artes da UFMG

www.eba.ufmg.br

Belas Artes UFMG apresenta Canções tristes das Américas