Biblioteca da Escola de Ciência da Informação da UFMG realiza Segunda Semana do Livro e da Biblioteca

Palestras e relatos de experiência sobre diversas temáticas do universo da leitura estão entre as atividades da Biblioteca da Escola de Ciência da Informação para celebrar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. O evento será realizado do dia 30 de outubro a 1º de novembro, na própria Biblioteca. Para conferir na íntegra a programação da Segunda Semana do Livro e da Biblioteca e se inscrever nas atividades, acesse o site do evento. Mais informações pelo telefone (31)3409-5212 ou pelo e-mail bib@eci.ufmg.br

O objetivo é oferecer atividades de promoção do livro e da leitura, assim como pensar a biblioteca enquanto um espaço de criação e compartilhamento de conhecimentos.

“Este ano, contaremos com palestras e relatos de experiências sobre a leitura no contexto dos presídios, a literatura afro-brasileira, o livro no universo feminino e discussões sobre a formação do leitor infantil brasileiro. Acredito que, ao trazer essas questões para o ambiente universitário, evidenciamos a necessidade de refletir sobre a democratização do acesso à informação e sobre como as bibliotecas podem ser protagonistas nesse cenário”, afirma a bibliotecária Elaine Diamantino.

Rodas de Leitura é o tema da palestra que será ministrada por Patrícia de Albuquerque, gestora de projetos sociais no Serviço Voluntário de Assistência Social de Minas Gerais (Servas). As graduandas do curso de Biblioteconomia, Larissa Rodrigues e Raíssa Hamanaka, e a mestranda em Ciência da Informação, Andreza Barbosa, farão um relato de experiência sobre um dos projetos do Servas de ressocialização e leitura no cárcere.

Literatura? Literatura Afro-brasileira? A mão negra que escreve! é o título da palestra que será ministrada pela professora Andréia Rosalina Silva, da Faculdade de Educação. Ela é membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e desenvolve atividades com ênfase na formação e prática de docentes, educação quilombola e relações étnico-raciais.

Já o professor Fabrício Nascimento da Silveira, da Escola de Ciência da Informação, versará sobre O livro no universo feminino: incursões pela história da leitura e suas representações. Ele tem experiência em várias áreas da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, tais como biblioteca pública e identidade, história do livro e das bibliotecas, memória e patrimônio cultural e acervos públicos de informação.

No último dia do evento, 1º de novembro, Pâmela Machado, mestre em Ciência da Informação pela UFMG, abordará, em palestra, a formação do leitor infantil brasileiro. Ela é autora da pesquisa Netos de Lobato: modos de ler o Sítio do Picapau Amarelo no século XXI e desenvolveu o projeto de incentivo à leitura Conto e Reconto, no Carro-Biblioteca da UFMG.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Divisão de Comunicação do Sistema de Bibliotecas da UFMG

www.bu.ufmg.br

Serviço