Biblioteca da Faculdade de Educação da UFMG expõe cartões-postais do acervo pessoal de Alaíde Lisboa

Em cartaz de 13 de março a 17 de abril, na Biblioteca da Faculdade de Educação da UFMG (FAE), no campus Pampulha, a exposição A história contada em mensagens: uma exposição dos cartões-postais do Acervo da Professora Alaíde Lisboa de Oliveira traz parte da Coleção Memória da escritora, educadora, ex-vereadora e professora emérita da UFMG, Alaíde Lisboa.

A mostra pode ser conferida na entrada da Biblioteca da FAE, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. Mais informações pelos telefones (31)3409-6141 / 5301 e pelos e-mails biblio@fae.ufmg.br e bibref@fae.ufmg.br

Considerada um marco na história da educação mineira, Alaíde é autora de clássicos infantis como A bonequinha preta e O bonequinho doce. A educadora viveu até os 102 anos de idade e, no seu centenário, em 2004, esteve na Biblioteca da FAE para inaugurar uma placa em sua homenagem.

Em um cartão-postal destinado à estimada Alaíde Lisboa, Magda Soares, professora emérita da Faculdade de Educação da UFMG, manda lembranças direto de Atenas, na Grécia. Em outro, uma admiradora do trabalho de Alaíde a parabeniza pela sua aposentadoria, que, coincidência ou não, como enfatiza a remetente, aconteceu em 1979, no Ano Internacional da Criança, a quem Alaíde Lisboa tanto dedicou seu trabalho. Esses e outros cartões-postais carinhosamente recebidos ou colecionados por Alaíde compõem a mostra.

A coleção particular de Alaíde Lisboa, por ela doada à UFMG, é composta por aproximadamente oito mil itens, entre eles, documentos dos séculos XVIII ao início do XXI, cartões-postais, livros didáticos, paradidáticos e literários. Possui também fotos, vídeos, CDs, bonecas, placas comemorativas, troféus, móveis e manuscritos. Em fase de catalogação e remanejamento, estará disponível para consulta na Biblioteca da Faculdade de Educação ainda este ano.

Sistema de Bibliotecas em Movimento
A exposição faz parte do Sistema de Bibliotecas em Movimento, uma série de atividades que serão promovidas pelas bibliotecas da UFMG este ano. Ao participar da primeira atividade, o visitante deverá solicitar o cartão-postal de mesmo título e deverá levá-lo em todos os eventos do Sistema de Bibliotecas que participar. Também deverá solicitar, ao final de cada atividade, um adesivo de participação a ser colado no verso do cartão-postal Sistema de Bibliotecas em Movimento. A cada dez adesivos o participante ganhará um brinde, que deverá ser retirado na diretoria da Biblioteca Universitária (BU), no segundo andar da Biblioteca Central. O brinde será escolhido pela diretoria da BU, conforme disponibilidade no dia da retirada. Todas as atividades do Sistema de Bibliotecas em Movimento serão divulgadas no site da BU, no Facebook e no Instagram Biblioteca UFMG.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Divisão de Comunicação do Sistema de Bibliotecas da UFMG

(31) 3409- 5521

www.bu.ufmg.br