Biblioteca da FaE UFMG expõe cartões-postais do acervo da escritora Alaíde Lisboa

Coleção foi doada à UFMG; exposição é aberta ao público

Cartões-postais recebidos e colecionados pela escritora mineira Alaíde Lisboa de Oliveira integram a mostra A história contada em mensagens: uma exposição dos cartões-postais do acervo da professora Alaíde Lisboa de Oliveira, que pode ser vista até o dia 17 de abril, na Biblioteca da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG – campus Pampulha. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e a entrada é franca.

A mostra reúne parte da Coleção Memória, que ela doou à UFMG, e é composta de aproximadamente oito mil itens, como documentos que datam do século 18 ao início do 21, cartões-postais, livros didáticos, paradidáticos e literários. Também reúne fotos, vídeos, CDs, bonecas, placas comemorativas, troféus, móveis e manuscritos. Em fase de catalogação e remanejamento, o material completo estará disponível para consulta na Biblioteca da Faculdade de Educação ainda neste ano.

Expoente da educação mineira, Alaíde é autora de clássicos infantis como A bonequinha preta e O bonequinho doce. Ela viveu até os 102 anos e, no seu centenário, em 2004, esteve na Biblioteca da FaE UFMG para inaugurar uma placa em sua homenagem.

Em movimento

A exposição integra a série Sistema de Bibliotecas em movimento, promovida pelas bibliotecas da UFMG neste ano. Ao participar da primeira atividade, o visitante deverá solicitar o cartão-postal de mesmo título e levá-lo em todos os eventos do Sistema de Bibliotecas de que participar. Também deverá solicitar, ao fim de cada atividade, um adesivo que deverá ser colado no verso do cartão-postal Sistema de Bibliotecas em movimento. A cada dez adesivos, ele ganhará um brinde, que deverá ser retirado na diretoria da Biblioteca Universitária (BU), no segundo andar do prédio da Biblioteca Central da UFMG – campus Pampulha. O brinde será escolhido pela diretoria da BU, conforme disponibilidade no dia da retirada.

Portal UFMG

Divisão de Comunicação do Sistema de Bibliotecas da UFMG

(31) 3409- 5521

www.bu.ufmg.br