Biblioteca da UFMG abre inscrições para curso de descrição bibliográfica

Estão abertas, até o dia 15 de fevereiro, as inscrições para o curso Princípios da Descrição Bibliográfica, oferecido pela Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Universitária da UFMG. O curso é gratuito e destinado a bibliotecários que trabalham em acervos antigos, raros e especiais, além de alunos da área. Das 15 vagas ofertadas, quatro serão destinadas para bibliotecários de outras instituições e duas para alunos de Biblioteconomia, a partir do sétimo período. Mais informações pelo telefone (31) 3409-4615.

A seleção dos bibliotecários externos à UFMG e dos estudantes será feita por meio de avaliação. Os interessados deverão enviar curriculum vitae, carta de intenção e comprovante de vínculo institucional (bibliotecários) ou comprovante de matrícula deste ano (alunos) para o e-mail colesp@bu.ufmg.br. No assunto, deverão especificar INSCRIÇÃO - Princípios de Descrição Bibliográfica. Os nomes dos selecionados serão divulgados no site da Biblioteca Universitária da UFMG, no dia 23 de fevereiro.

Por meio de aulas expositivas, discussões em grupo, leituras e práticas em laboratório, o curso visa capacitar bibliotecários que atuam em acervos especiais e raros para descrição de documentos bibliográficos de forma precisa, contribuindo assim para a preservação e facilitando a identificação dos acervos pelos usuários. Com carga horária de 60 horas, contemplará teoria e prática da descrição bibliográfica em quinze encontros presenciais.

Nas aulas teóricas, serão abordadas a história da Bibliografia e as inter-relações da descrição material de documentos gráficos na Biblioteconomia e na Bibliofilia. Já as aulas práticas terão como foco a descrição física de documentos das coleções especiais da UFMG, com base nos princípios propostos por teóricos da Bibliografia Material como Fredson Thayer Bowers, Philip Gaskell e McKerron. As aulas práticas também dialogarão com as "descrições físicas" e "áreas de notas" apresentadas em normas e códigos de catalogação.

O curso será ministrado pela bibliotecária Diná Araújo, das 13h30 às 17h30, às sextas-feiras, de 02 de março a 15 de junho de 2018, no quarto andar da Biblioteca Central da UFMG, no campus Pampulha.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Divisão de Comunicação do Sistema de Bibliotecas da UFMG