Biblioteca e a ciência cidadã é o tema de revista da UFMG

Promover a ciência cidadã, buscando tornar acessíveis as pesquisas produzidas nas universidades e desenvolver novos métodos e serviços para atender as demandas dos pesquisadores e dos cidadãos, tem sido o principal desafio das bibliotecas universitárias e dos seus profissionais. Pensando nisso, o novo número da revista Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas destaca o papel das bibliotecas como agentes e espaços de compartilhamento e geração de conhecimento para a cidadania.

No artigo Biblioteca universitária: desafios diante das tecnologias da informação e da comunicação no Brasil, Mariana Ferreira aborda o papel das bibliotecas e dos bibliotecários dentro das universidades, levando em conta o contexto de desafios da sociedade da informação.

Karla Rodrigues, no artigo Biblioteca universitária e sua influência na construção da ciência: a ética do profissional bibliotecário, enriquece a discussão a respeito da influência que as bibliotecas possuem na construção da ciência, expondo o papel que possuem no ensino, sobretudo no que diz respeito aos princípios cidadãos e à ética do profissional bibliotecário.

No artigo Estudo de usuário nas bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul, Michele Marques e Márcia Gonçalves mensuram o grau de satisfação dos usuários das bibliotecas que fazem parte do SiBUCS e analisam suas reais necessidades na utilização do espaço físico e serviços oferecidos.

Marcos Leandro Hubner, Marcelo Teixeira e Michele Baptista, no artigo RDA in the authority control of the University of Caxias do Sul library system, apresentam estudo de caso acerca da implantação das novas regras sobre catalogação – Resource Description and Access (RDA) – no catálogo de autoridades do Sistema de Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

No artigo Averiguação do uso do marketing na gestão de bibliotecas universitárias do setor privado em Porto Velho-RO, Angerlânia Rezende e Elziane Barros fazem aferição de valoração e impactos da gestão de marketing nas bibliotecas universitárias de instituições de ensino superior do setor privado em Porto Velho – RO. Esse estudo resultou na construção de um panorama representativo sobre a perspectiva de valor empregado ao marketing e dos impactos percebidos a partir da compreensão dos respectivos bibliotecários gestores.

Rosangela Soares, no artigo Biblioteca Universitária Jacinto Uchôa de Mendonça-unit: memória e um olhar na gestão documental no período de 2001 a 2016, aborda o conjunto de políticas internas da biblioteca Jacinto Uchôa de Mendonça , apontando a relevância que a mesma desempenha no papel de mediadora para o estudo, pesquisa e extensão no estado de Sergipe.

Na seção Relato de Experiência, Lilian Brum avalia a competência informacional dos bibliotecários universitários. Ela destaca que a seleção de materiais de suporte ao aprendizado é perpassada por grandes desafios, devido ao volume de oferta em diferentes suportes. Ressalta também que desenvolver nos usuários tais capacidades se torna cada vez mais necessário, para que a autonomia seja uma realidade, solucionando lacunas pregressas.

Já em Diálogo, o professor Wellington Marçal de Carvalho profere homenagem ao cidadão ilustre Irany Campos – “homem de coragem, luta e fé”, de Minas Gerais, que teve história de destaque, como servidor administrativo da UFMG, no processo político do Brasil no período militar.

Na seção Pesquisa em Foco, apresentam-se os resumos das pesquisas desenvolvidas pelos bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da UFMG, com a tese Representações sociais de biblioteca pública: a voz dos usuários do interior e da capital de Minas Gerais, de Marina Ferraz; e as dissertações Proposta de um modelo de hipertexto com abordagem semântica para a representação do conhecimento no domínio temático da intensificação agropecuária, de Elaine Diamantino, e o Consumo e informação: análise das práticas informacionais no contexto do comércio mobile a partir de aplicativos e redes sociais online, de André Fagundes.

Clique aqui para conferir todo o conteúdo dessa edição da revista da BU.

Izabel Antonina de Araújo | Bibliotecária e doutoranda em Ciência da Informação UFMG

Divisão de Comunicação do Sistema de Bibliotecas da UFMG

(31) 3409- 5521