'Cacos e ruínas', exposição do Centro Cultural UFMG, reflete relações entre coleção e memória

O Centro Cultural UFMG convida para a exposição Cacos e ruínas, da artista, pesquisadora e professora da Escola de Belas Artes da UFMG Maria do Carmo Freitas, Cacau. A abertura será na sexta-feira, 7 de outubro, às 19h. A mostra reúne obras que exploram relações entre coleção e memória e poderá ser vista até o dia 15 de novembro. A entrada é gratuita com classificação livre.

Para a artista, os cacos possuem uma estranha qualidade que os tornam únicos, uma vez que não têm a mesma forma e configuração. Pode-se pensar no caco como algo que foi uno, completo e se tornou fragmentado. Quando colados, continuam sendo cacos e não é possível esconder essa evidência. Na maioria das vezes, à medida que os cacos de uma peça são fixados, nota-se a falta de alguma parte. Ainda que se tente disfarçar e retornar sua condição original, isso não será possível. Os cacos remetem à memória de objetos que já foram inteiros e não são mais, e é essa ideia de incompletude que permeia todo o trabalho da expositora.

Ao lidar com cacos, móveis e objetos, Maria do Carmo se dedica  a ressignificá-los, retirando-os de seu contexto original e recontextualizando-os, como explora nas mesas de jantar e nas relações tecidas em torno delas, concebidas em Cacos e ruínas. Partindo de heranças familiares, a artista se debruça sobre a temática da memória e traz a reflexão sobre esse tema que continua presente, no entanto, através de uma abordagem complementar, que explora também a tridimensionalidade.

Maria do Carmo Freitas é artista, pesquisadora e professora titular da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Artes. Desenvolve pesquisas em arte moderna e contemporânea, abordando experiências interartes com foco nas relações palavra/imagem; gravura e arte impressa; coleção, arquivo e memória. Publica livros e artigos sobre suas pesquisas em revistas acadêmicas nacionais e internacionais. Tem exposto seu trabalho no Brasil e exterior.

Serviço:

Exposição Cacos e ruínas – Maria do Carmo Freitas

Abertura: 7 de outubro | às 19 horas

Visitação: até o dia 15/11/2022

Terças a sextas: 9h às 20h

Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h

Espaço Experimentação da Imagem – Centro Cultural UFMG (av. Santos Dumont, 174 - Centro – Belo Horizonte)

Classificação indicativa: livre

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria do Centro Cultural UFMG

Exposição 'Cacos e ruínas' – Maria do Carmo Freitas

Até 15 de novembro de 2022