Café Controverso do Espaço do Conhecimento UFMG debate funções e deficiências do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o tema do Café Controverso deste sábado, 18 de junho, às 11h, no Espaço do Conhecimento UFMG. A entrada é gratuita (Praça da Liberdade, 700 ).

Os convidados são José Francisco Soares, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pesquisador e professor aposentado da UFMG, e Dalila Andrade, professora titular de Políticas Públicas de Educação da Faculdade de Educação da UFMG.

José Francisco Soares exerceu a presidência do Inep de 2014 a maio deste ano e atua como pesquisador colaborador do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da Faculdade de Educação.  Vencedor do prêmio Bunge em 2012, na categoria Vida e Obra da área de Avaliação Educacional, na qual desenvolveu extensa e reputada produção científica e intelectual, direcionando especial atenção aos problemas relacionados às desigualdades de aprendizado, consideradas inaceitáveis por ele.

Dalila Andrade, apesar de considerar o Enem uma avaliação mais democrática do que outros modelos seletivos, como vestibulares, acredita que no Brasil se gasta mais com avaliações do que com a própria educação. Ela questiona como os estudantes terão educação que os prepare para vida e não apenas para um teste. “As redes públicas do País têm adotado políticas de bonificações para professores e estudantes na tentativa de promover um melhor desempenho das escolas no exame. Isso é lamentável, é o que Paulo Freire chamava de educação bancária. É por meio da sua pontuação que o estudante poderá conseguir uma boa posição social. O sistema educacional dessa maneira está distribuindo posições sociais.”

Assessoria de Imprensa do Espaço do Conhecimento UFMG

Assessoria de Imprensa do Espaço do Conhecimento UFMG