Café Controverso, na UFMG, debate participação de mulheres na política brasileira em primeira edição do ano

Evento acontece no sábado, dia 10 de março, às 11h, no Espaço do Conhecimento UFMG. A entrada é gratuita e o público pode participar da discussão

Discutir os entraves históricos que dificultam a participação política da população feminina e a realidade contemporânea é a proposta do Café Controverso - Mulheres em cargos no legislativo e executivo, que acontece no dia 10 de março, sábado, às 11h, na Cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG. A entrada é gratuita e aberta à participação do público. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8350.

Participam do debate Marlise Matos, professora do Departamento de Ciência Política da UFMG e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem), e Thaís Gonçalves, assessora na Procuradoria Regional Eleitoral em Minas Gerais (PRE-MG).

A realização do evento parte da premissa de que a participação e a representação de mulheres na política formal ainda estão muito distantes da composição da população brasileira. Em nível mundial, o Brasil tem uma das proporções mais desiguais entre homens e mulheres em cargos eletivos, ficando atrás de países como Arábia Saudita e Afeganistão, e é a terceira pior da América Latina. Nas diferentes instâncias, elas não chegam a ocupar nem 10% das cadeiras.

Só a lei não basta

Em suas mais de três décadas de pesquisa sobre o tema, a professora da UFMG Marlise Matos destaca que é uma falácia achar que as mulheres não querem ou mesmo não sabem participar da política. “Não existe um movimento social que não tenha a força e a luta das mulheres. A questão é que elas encontram mais obstáculos para se candidatarem e se elegerem, como a múltipla jornada de trabalho e a dificuldade em captar recursos para campanhas”, destaca a professora.

A partir de 2009, os partidos passaram a ser obrigados a comporem as chapas com pelo menos 30% de candidatas e investir no mínimo 5% do fundo partidário em participação feminina. Contudo, como destaca Thaís Gonçalves, que atua na fiscalização da lei na Procuradoria Regional Eleitoral em Minas Gerais (PRE-MG), os avanços têm ficado só no papel.

“Desde as últimas eleições, em 2014, nós percebemos um aumento no número de fraudes na candidatura de mulheres, como o recebimento de zero voto, a inexistência de campanha eleitoral e, em muitos casos, muitas delas nem sabiam que eram candidatas. Só a cota não é capaz de aumentar a participação feminina”, afirma. Thaís destaca, ainda, que é preciso pensar em novas propostas para transformar as candidaturas em paridade na ocupação das cadeiras.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Serviço:

Café Controverso - Mulheres em cargos no legislativo e executivo

Quando: Sábado, 10 de março, às 11h

Convidados: Marlise Matos, professora do Departamento de Ciência Política da UFMG e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher (Nepem), e Thaís Gonçalves, assessora na Procuradoria Regional Eleitoral em Minas Gerais (PRE-MG).

Onde: Cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH

Assessoria de Imprensa da UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG