Campanha da UFMG arrecada brinquedos para pediatria do Hospital Odilon Behrens

A Escola de Enfermagem da UFMG está arrecadando doações de materiais para brincadeiras da pediatria do Hospital Municipal Odilon Behrens (HMOB). Brinquedos laváveis e artigos diversos de papelaria como livros, canetinhas, massinha de modelar, lápis de cor, desenhos e jogos novos ou usados podem ser entregues, até 13 de outubro, na caixa disponível no hall de entrada da Escola de Enfermagem, no campus Saúde da UFMG (av. Professor Alfredo Balena, 190 - 2º andar, Centro, Belo Horizonte).

A iniciativa é do projeto de extensão A enfermagem no cuidado à criança e ao adolescente: perspectivas para um cuidado orientado pela humanização, integralidade e segurança do paciente, conhecido como Brincar Terapêutico, coordenado pela professora Bruna Figueiredo de Manzo, do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Saúde Pública.

A professora Bruna explica que o projeto, realizado em parceria com o HMOB, busca desenvolver atividades lúdicas de arte, teatro, jogos e brincadeiras com crianças, adolescentes internados e seus acompanhantes, para qualificar o cuidado pautado na humanização, integralidade e segurança do paciente. “Atividades lúdicas como brincadeiras, desenhos, pinturas, leituras infantis e teatro favorecem o desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo da criança, minimizam o estresse, a ansiedade e o desconforto gerados pela internação. Além disso, contribuem para a socialização e melhoram a interação entre as crianças, suas famílias e os profissionais da equipe de saúde”, enfatiza a professora.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG