Campeonato Interdrag de Gaymada agita Festival de Verão da UFMG

Nesta quarta-feira, 22 de fevereiro, às 15h, na Praça do Sol do Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Avenida Afonso Pena), o Coletivo Toda Deseo realiza um espetáculo performativo de rua, que discute questões sobre a diversidade sexual e a identidade gênero no âmbito público, de maneira agregadora e lúdica, a partir do tradicional jogo de queimada.

O Coletivo teatral mineiro, envolvido com questões relacionadas a identidades de gênero e orientação sexual, promove ações visando garantir a liberdade de expressão e da participação dos sujeitos “trans” na vida social e cultural da cidade de Belo Horizonte. O Campeonato Interdrag de Gaymada tem duração estimada de 2h30 e é livre para todos os públicos.

Ciclo de Palestras no Conservatório UFMG
Duas palestras estão programadas para o miniauditório do Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 - Centro) nesta quarta-feira, dia 22, das 10h às 12h. A importância das infecções pelos Arbovírus (Dengue, Zica e Chikungunya) no Brasil, que será proferida pelo professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, Mauro Teixeira, e A exclusão sanitária como causa e consequência da invisibilidade de populações rurais, tema da palestra de Sonaly Rezende, professora do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG.
Na quinta-feira, dia 23 de fevereiro, a primeira palestra será sobre Periferia, culturas e religiosidades, a ser proferida por Heli Sabino Oliveira, doutor e mestre em Educação pela UFMG. A segunda palestra terá a presença de Pedrina de Lourdes Santos, considerada a primeira capitã de Moçambique do Estado de Minas Gerais, que irá falar acerca da Religião de matriz africana.

Programação no Espaço do Conhecimento da UFMG
Até o dia 23 de fevereiro acontece A Visita guiada Corpo e percepção sonora no espaço, às 15h30, onde o visitante, de olhos vendados, será guiado e também guiará alguém pelo museu.
Além disso, das 19h às 23h, a Fachada Digital do Espaço do Conhecimento da UFMG recebe a exposição fotográfica Universos (In)visíveis. Nesta quarta-feira dia 22 de fevereiro será a vez de Lira, de Caroline Andrade; e no dia 23 de fevereiro será mostrada A visão dos invisíveis, resultado de oficina de Akino Takeda e Jéssica Dionísio.
O Espaço do Conhecimento da UFMG fica na Praça da Liberdade, 700.

Teatro
O Centro Cultural da UFMG apresenta hoje, dia 22 de fevereiro, às 19h, a peça teatral #Cortiço. Sob direção de Lenine Martins, os 15 atores apresentam uma ocupação rua-palco com dramaturgia própria, abordando temáticas como a homofobia, o preconceito racial, a violência contra a mulher. A peça tem duração estimada de 90 minutos e classificação etária de 12 anos. O Centro Cultural UFMG fica na Avenida Santos Dumont, 174 – Centro.

O festival
Organizado pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, o tema desta edição do festival é Universos (In)Visíveis. A programação propõe reflexão sobre um conjunto de questões como: as populações de rua, as minorias, o racismo e outras sociofobias, a acessibilidade das pessoas com deficiência, a relação com a natureza e a alimentação viva, a universidade dentro da cidade, as revelações da ciência e do conhecimento, a ocupação de espaços públicos, entre outras.

O 11º Festival de Verão da UFMG vai ocupar os três principais equipamentos culturais da Universidade, todos na região Centro-sul da cidade: o Centro Cultural, que fica na Avenida Santos Dumont, 174; o Conservatório, na Avenida Afonso Pena, 1.534, e o Espaço do Conhecimento, na Praça da Liberdade, 700.

A programação completa pode ser acessada na página do evento.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa e Redes Sociais do Festival de Verão da UFMG