Cantor e compositor Olivêra em um bate-papo no segundo episódio do podcast de música do Centro Cultural UFMG

O segundo episódio do Podcast Recitais tevez  um bate-papo com o cantor e compositor Olivêra, que compartilhou suas experiências como artista independente, que necessita se mobilizar para criar estratégias e alternativas para produzir música.

Olivêra, que é jornalista, apresenta-se como um artista comunicador que utiliza a música como expressão de comunicação. O caráter plural de sua personalidade leva-o a conduzir seu trabalho de uma forma lúdica, poética e irreverente, buscando desconstruir a ideia de um padrão estabelecido. Ele brinca que é o principal expoente do “démodé futurismo”, escola ou linha que se orgulha de referenciar o passado e, ao mesmo tempo, desconstruir para construir novamente.

O artista conta sobre a mudança do nome artístico de Marcos Sandália&Meia para Olivêra.  A adoção do sobrenome foi uma forma de vislumbrar sua carreira de uma forma mais perene. O nome original ficou relacionado a uma questão muito caricata e não reflete o atual estágio de amadurecimento do seu trabalho.

O convidado fala do percurso de criação e produção dos quatro CDs já lançados e do próximo que sairá em 2021. Durante a conversa, Olivêra cantou as músicas: Voa Purpurina - do álbum Canções Ingratas; Até parece - do Esqueça a cortesia rasgue a Poesia; Tatuagem Amarela - do Brasileiro Nato e Só sambo com você - do álbum a ser lançado, Terceiro Mundo Transcendental.

Olivêra está há mais de 15 anos nos palcos.  Lançou três álbuns com a alcunha de Marcos Sandália&Meia: Teimoso, vaidoso e outros defeitos mais (2017), Canções Ingratas (2018) e Esqueça a cortesia, rasgue a poesia (2019). Agora, em nova fase, encabeçada pelo disco Brasileiro Nato (2020), o artista amplia horizontes e entra de cabeça na música tupiniquim, por meio de canções delicadas, minimalistas, sutis e poéticas. Explora sonoridades que vão do samba à música caipira, sem abrir mão das baladas, ou da energia eloquente do rock, construindo um terceiro mundo transcendental.

Para ouvir o podcast na íntegra acesse o link: https://open.spotify.com/episode/4A5ryVWsEh3uEWSXJRZSRc?si=q_5VYT63Tx-KhoWsIQQ-0A.

Podcast Recitais é um projeto que pretende disponibilizar mensalmente no Spotify conteúdos em áudio relacionados à música. A proposta surgiu para ampliar a programação on-line do espaço, oferecer ao público da internet uma discussão sobre o universo musical, além de dar visibilidade aos artistas, que estão tendo que encontrar formas de se reinventar neste momento de distanciamento social. Os convidados terão espaço para apresentarem seus trabalhos autorais, sejam os que estão começando sua trajetória nos palcos e até mesmo os já consagrados.

Projeto Podcast Recitais

O podcast de música do Centro Cultural UFMG.

Uma vez por mês no Spotify: https://spoti.fi/37VZnRa

Siga as redes sociais

Site: https://www.ufmg.br/centrocultural/

YouTube: https://www.youtube.com/c/CentroCulturalUFMG

Facebook: https://www.facebook.com/centroculturalufmg

Instagram: https://www.instagram.com/centroculturalufmg

Twitter: https://twitter.com/ccultufmg

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria do Centro Cultural UFMG

(31) 3409-8290 / 3409-8291

www.ufmg.br/centrocultural

Serviço