Carro Biblioteca da UFMG comemora 50 anos com programação especial

Evento terá mesas, visitas, exposição de fotografias, sarau literário, entre outras atividades

Um dos programas de extensão mais conhecidos e tradicionais da UFMG, o Carro Biblioteca completa cinco décadas em 2023. A iniciativa Especial de 50 anos acontece no dia 24 de outubro, a partir das 8h, na Escola de Ciências da Informação (ECI) da UFMG, no campus Pampulha. Haverá exposição de fotografias e visitação pública ao Carro Biblioteca durante esse dia. Todas as atividades são gratuitas e abertas a todos os interessados. As inscrições são feitas por meio deste site.

O evento iniciará com a circulação do Carro pelo campus para veiculação do podcast Rádio Janela, especialmente dedicado aos 50 anos. Após a mesa de abertura, haverá a conferência Bibliotecas itinerantes em Portugal/mundo, com Nuno Marçal, responsável pela Bibliomóvel da Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova, Portugal.

A mesa O Carro Biblioteca ainda é um serviço necessário? terá a participação do gerente do Núcleo de Extensão e Ação Regionalizada da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, Gildete Veloso, e do coordenador do projeto Carro-Biblioteca da Ufop, Elton Mattos.

A programação seguirá com a mesa Carro Biblioteca ECI/UFMG: cinco décadas abrindo caminhos, que terá como palestrantes as professoras da ECI Lígia Dumont e Marília Martins de Paiva e mediação de Maria Guiomar Frota, também docente da ECI.

especial de 50 anos também prevê homenagem à professora Adriana Bogliolo e sarau literário na área externa à garagem do Carro Biblioteca, com direito à contação de história com Suzene Furtado e apresentações musicais do trio Caminante e banda Bequadros.

Ação ininterrupta

A coordenadora do Carro Biblioteca e professora da ECI, Marina Cajaíba Horta, destaca que essa comemoração é crucial para o programa. “O evento não contará apenas a história do projeto, mas tratará da importância dele e do serviço que é prestado. É um trabalho muito gratificante para a Escola e é um marco para UFMG, porque são 50 anos de um trabalho ininterrupto”, afirma.

A professora reforça que “o propósito do Carro, após todos esses anos, permanece o mesmo: conseguir levar informação a quem mais precisa e, de alguma forma, atender às necessidades das comunidades”.

Atividades no ano

Além do Especial de 50 anos, o programa vem promovendo outras atividades comemorativas em 2023.

A temática da educação socioambiental é o foco de ações realizadas em parceria com o Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG. Foram adquiridos mais de 100 novos títulos para o acervo, que trata dessa temática. O Carro Biblioteca terá ainda jogos, brincadeiras, palestras, cartilha inédita e visitas fixas para atender ao público visitante (informações sobre essas atividades podem ser encontradas nas redes sociais).

Impacto

O Programa Carro Biblioteca é a segunda iniciativa de extensão mais antiga da Universidade e integra o Sistema de Bibliotecas da UFMG. Fundada em 1973, a atividade conta com uma vasta história de impacto nas comunidades em que não há bibliotecas públicas ou comunitárias.

Atualmente atende três comunidades: Dom Pedro I (em São José da Lapa), Paulo VI e Nova Pampulha (em BH).

(Texto de Giulia Di Napoli | Assessoria de Comunicação da Proex)

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG