Cartilha da UFMG reúne informações sobre plantas medicinais

Publicação produzida pela Faculdade de Farmácia ensina as formas mais adequadas de coleta e uso

Plantas medicinais podem auxiliar na manutenção da saúde e no tratamento e alívio de ansiedade, quadros gripais, dor de garganta e tosse, além de melhorar o funcionamento do sistema imunológico. O Laboratório de Farmacognosia e Homeopatia da Faculdade de Farmácia da UFMG produziu cartilha que reúne informações sobre várias espécies e sobre as formas mais adequadas de coleta e uso.

Segundo a professora Rachel Castilho, as plantas medicinais e a fitoterapia fazem parte das terapêuticas ofertadas pelo SUS e são utilizadas na atenção primária à saúde. Ela explica que a cartilha apresenta formas de preparar a planta, as unidades de medida para padronizar a sua utilização e os cuidados que devem ser observados. Como exemplo, Rachel cita a malva silvestre, que, na forma de chá, ajuda a tratar a tosse e quadros de bronquite. 

Saiba mais sobre a cartilha em vídeo produzido pela TV UFMG. Para os interessados no tema, também é possível conferir o conteúdo de uma live realizada nesta semana no canal da Faculdade de Farmácia no YouTube.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG