Cátedra CALAS-IEAT recebe inscrições de acadêmicos das Ciências Humanas/Sociais para desenvolver pesquisa na UFMG

Estão abertas, até 31 de janeiro de 2021, as inscrições para a chamada do Programa de Cátedras CALAS-IEAT, promovido pelo Centro Maria Sibylla Merian de Estudos Latino-americanos Avançados (CALAS) e pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG. Podem se candidatar acadêmicos com formação universitária em Ciências Humanas ou Sociais, de qualquer nacionalidade, e com o grau de doutor. Serão avaliados os trabalhos apresentados e a trajetória acadêmica, especialmente no âmbito do tema principal e a qualidade do projeto apresentado.

O programa visa apoiar pesquisadores que atuem no desenvolvimento de estudos sobre as crises da América Latina, a partir de problemas do presente, com foco em explorar perspectivas para o enfrentamento destes. Espera-se que os candidatos possam contribuir com o desenvolvimento de novos enfoques metodológicos e analíticos a partir de uma pesquisa transdisciplinar sobre o fenômeno da crise na América Latina, sobre os processos de transformação social que a acompanham e sobre o papel dos diferentes atores sociais.

Nesta edição, o projeto de pesquisa a ser submetido deve enfocar a questão da desigualdade social, com ênfase em pelo menos uma das dimensões das desigualdades trabalhistas, territoriais, culturais, educacionais e de saúde, com um enfoque de transversalização étnica / racial e de gênero, em uma abordagem interdisciplinar e transregional, que também pode ser histórica, desenvolvendo uma visão inovadora do problema estrutural da desigualdade.

A Cátedra CALAS-IEAT ofertará uma bolsa de 3.000 Euros mensais para uma estadia de até três meses na UFMG, em Belo Horizonte. A bolsa inclui os gastos de visto, hospedagem, seguro médico, materiais de trabalho etc. Alem disso, a Cátedra cobrirá os gastos da passagem aérea de ida e volta para Belo Horizonte e para uma viagem a sede principal do CALAS, em Guadalajara, México.

O IEAT/UFMG providenciará um lugar de trabalho devidamente equipado e acesso às bibliotecas da Universidade. Também será fornecido o apoio de assistentes estudantis.

O candidato deverá apresentar anuência de um pesquisador da UFMG como contato e como anfitrião, que o apoiará na coordenação de suas atividades na UFMG.

Outras informações: https://www.ufmg.br/ieat/2020/...

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG