Cátedra coordenada pela UFMG promoverá fórum sobre direitos humanos e democracia na América Latina

Evento reunirá universidades e lideranças em Santiago; abertura terá conferência do ex-presidente do Uruguai José Mujica

A Cátedra de Direitos Humanos da Associação Universitária do Grupo de Montevidéu (AUGM), coordenada pela UFMG, realizará o 2° Fórum de Direitos Humanos, nos dias 6 e 7 de dezembro, na Universidade do Chile.

Com o tema Direitos Humanos e Democracias Contemporâneas, o evento reunirá representantes de universidades associadas à cátedra e lideranças latino-americanas para promover discussões sobre os direitos humanos, a democracia, a cultura de paz e as relações entre a universidade e a sociedade.

programação do evento, que será transmitido também pelo YouTube, contará com conferências, mesas, atividades culturais e o primeiro encontro regional da Rede de Articulação com o Meio Ambiente do Consórcio de Universidades do Estado do Chile (CUECH).

Na terça-feira, dia 6, às 18h, o fórum será aberto pela reitora da UFMG e atual presidente da AUGM, Sandra Goulart Almeida, e o ex-presidente uruguaio José Mujica fará a conferência Direitos Humanos e Democracias Contemporâneas. Na quarta, dia 7, das 11h30 às 13h, haverá a mesa Direitos Humanos e Democracias Contemporâneas: diálogo de experiências de universidades públicas.

Pauta permanente

A Cátedra de Direitos Humanos da AUGM é coordenada, desde dezembro de 2020, pela UFMG, e tem o objetivo de fortalecer a cooperação entre as universidades públicas do continente nesse campo de atuação.

O fórum será o primeiro encontro presencial da cátedra, sendo umas das atividades propostas para promover e defender permanentemente os direitos humanos na sub-região. Em 2022, as atividades enfatizam o 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e o 55º aniversário do Pacto de San José.

Além da UFMG, a cátedra congrega universidades da Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, entre outros países.

Outras informações estão no site da AUGM.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG