​Catedrático da Universidade de Lisboa fala sobre as transições democráticas em três eventos da UFMG

O programa Cátedras da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG recebe, no mês de setembro, o professor António Costa Pinto, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Indicado pelo professor Rodrigo Patto, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, o pesquisador participará de três eventos na Universidade, nos dias 9, 12 e 16 de setembro.

No dia 9, o catedrático ministra a Grande Conferência Os legados das transições democráticas, a partir das 17h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina na UFMG, no campus Saúde. O evento é aberto ao público mediante inscrições através do formulário eletrônico: https://forms.gle/EmorkCZVuVzi...

“Novos fatores como a cena internacional, as clivagens partidárias, os ciclos da memória, comemorações, ou as políticas de perdão trazem o passado de volta à arena política”, afirma António Costa Pinto. Em sua conferência, ele vai analisar as formas de justiça transicional que estiveram presentes nos processos de democratização em perspectiva comparada, analisando-os como parte integrante das politicas do passado

“Trata-se de um processo dinâmico em que elites e sociedade reveem, negociam e muitas vezes disputam narrativas concorrentes sobre o passado autoritário e as injustiças passadas, em termos daquilo que esperam alcançar na qualidade presente e futura das suas democracias”, salienta o professor.

No dia 12 de setembro, António Costa Pinto participa da primeira atividade do Ciclo IEAT 20 anos, evento que também vai reunir a antropóloga Rosana Pinheiro-Machado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e os professores da UFMG Carlos Ranulfo Melo, do Departamento de Ciência Política, e Rodrigo Patto, do Departamento de História. A mesa-redonda A guinada direitista no Brasil e no mundo: reflexões desde a história e as ciências sociais terá lugar no Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas 1 (Cad 1) da UFMG, campus Pampulha, às 19h.

Para encerrar sua visita, ele vai participar, no dia 16 de setembro, do ciclo de conferências Tempos Presentes. A conferência Contribuições da história e das ciências sociais ao estudo das ditaduras e regimes autoritários será realizada às 19h, no auditório Luiz Baesse da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFM, campus Pampulha. O evento é realizado pela Reitoria da UFMG e conta com o apoio do Programa de Pós-graduação em História da UFMG e do IEAT/UFMG.

Sobre o Catedrático
António Costa Pinto é professor no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutorado pelo Instituto Universitário Europeu (1992, Florença), foi professor convidado na Universidade de Stanford (1993) e Georgetown (2004), e investigador visitante na Universidade de Princeton (1996), na Universidade da California-Berkeley (2000 e 2010) e na Universidade de Nova Iorque (2017). É coeditor da série O mundo de língua portuguesa. História, política e cultura, para a imprensa acadêmica de Sussex. Tem obras sobre as elites políticas, regimes autoritários e democratização. Lançou recentemente o livro Latin American Dictatorships in the Era of Fascism pela editora Routledge de Londres.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG

(31) 3409-6653 / 3409-4123

www.ufmg.br/ieat

Serviço

Catedrático da Universidade de Lisboa fala sobre as transições democráticas em três eventos

9, 12 e 16 de setembro