Causos d’Água: Espaço do Conhecimento UFMG realiza contação de histórias sobre o folclore brasileiro

Atividade acontece no próximo sábado, dia 3 de junho, às 15h, e tem entrada gratuita; classificação indicativa é livre

As águas do Brasil escondem muito mais mistérios do que imaginamos. Delas, dizem os contos, sai o boto cor-de-rosa, que se transforma em um homem e seduz jovens solteiras para engravidá-las, ou Iara, que atrai os pescadores. A Vitória-Régia só se mantém em descanso nos rios da Amazônia graças ao famoso menino dos pés virados para trás: Curupira engana os caçadores e os assusta com seus assobios para manter as florestas e suas nascentes protegidas. Enquanto isso, o Caboclo d'Água segue assombrando navegantes em defesa do Rio São Francisco, e o orixá Oxum reina sobre a água doce dos rios.

Esses são somente alguns dos seres mágicos que povoam as águas brasileiras. No próximo sábado, dia 3 de junho, o Espaço do Conhecimento UFMG viajará com seus visitantes pelo folclore do país. Causos d’Água começa às 15h e fará um resgate de personagens famosos da cultura popular. A classificação indicativa é livre. A participação é gratuita, mas é preciso retirar senha na recepção uma hora antes. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8350.

Um rio que fala

A exposição temporária À Margem: Água, Cultura e Território conta a história das águas da Bacia das Velhas, crucial para o surgimento de Belo Horizonte. Até 18 de junho, os visitantes poderão entender o caminho do rio, desde sua nascente até seu curso por campos e cidades, e compreender como áreas verdes preservadas e de um saber tradicional próprio da cultura dos povos ribeirinhos convivem com esgoto, resíduos industriais, agrotóxicos e assoreamento.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 / 9 7142-3287

www.espacodoconhecimento.org.br