Ceale Debate UFMG aborda leitura e escrita de gêneros textuais na alfabetização

A convidada é a professora Valéria Barbosa de Resende, em evento na noite de 24 de abril, na Faculdade de Educação da UFMG

O segundo Ceale Debate do ano receberá a professora da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, Valéria Resende, no dia 24 de abril, terça-feira, das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, no campus Pampulha. O evento terá como tema: Isso é só uma atividade ou vai acontecer de verdade? - Leitura e Produção de gêneros textuais na alfabetização. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário disponível aqui.

Mais informações pelo telefone (31) 3409-5334 ou pelo e-mail cealedebate@gmail.com

A palestra apresentará sequências didáticas desenvolvidas em turmas de alfabetização em uma escola pública, envolvendo a leitura e escrita de gêneros textuais, tendo como referencial teórico as perspectivas sociointeracionista e discursiva. A professora apresentará um conjunto de atividades de ensino, com foco em gêneros textuais específicos para o 1º e 3º ano do Ensino Fundamental, planejado progressivamente, com objetivos delimitados e organizado em torno de uma atividade de linguagem. O objetivo é propiciar a construção de conhecimento sobre um determinado gênero textual.

"A intenção é mostrar que para ensinar um gênero textual, deve-se fazer com que a criança compreenda a sua estrutura composicional e sua função social, para então produzi-lo na escola e fora dela", segundo a professora.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação do Ceale/FaE/UFMG

www.ceale.fae.ufmg.br

Ceale Debate UFMG aborda leitura e escrita de gêneros textuais na alfabetização