Ceale UFMG debate a Língua Portuguesa na Base Nacional Comum Curricular

O Ceale Debate de maio receberá a pesquisadora Isabel Frade, no dia 23 de maio, das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG (campus Pampulha), para tratar do tema A Base Nacional Comum: concepções, organização e desafios para o ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

As inscrições para participar são gratuitas e podem ser realizadas em formulário on-line. Mais informações pelo e-mail cealedebate@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-5334.

Na palestra, a Isabel Frade irá abordar as concepções que guiam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a organização da área de Linguagens e do componente Língua Portuguesa. Serão discutidos seus eixos de leitura, produção de textos, oralidade e análise linguística/semiótica e, especialmente, a alfabetização. Também serão problematizados os diálogos estabelecidos com concepções e proposições que vieram se destacando nos últimos 30 anos, as escolhas, os pontos de inovação, os modos de organização e os desafios.

O Ceale Debate é um ciclo de conferências voltadas para professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. Seu objetivo é possibilitar a socialização de experiências pedagógicas e de resultados de pesquisas, alimentando processos de formação autônomos e permanentes. O Ceale Debate acontece mensalmente, sempre na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. As conferências são abertas ao público e gratuitas.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação do Ceale/FaE/UFMG

www.ceale.fae.ufmg.br

Ceale UFMG debate a Língua Portuguesa na Base Nacional Comum Curricular