Ceale UFMG discute alfabetização e letramento de crianças cegas

O Centro de alfabetização, leitura e escrita (Ceale) da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG promove, no dia 19 de junho, das 19h30 às 21h30, a palestra Os processos de alfabetização e letramento de crianças cegas em contextos escolares, edição de junho do Ceale Debate. O encontro acontece no Auditório Neidson Rodrigues da FaE/UFMG, campus Pampulha, com entrada gratuita mediante inscrição pelo link bit.ly/cealedebate1906.

Mais informações em www.ceale.fae.ufmg.br, pelo e-mail cealedebate@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-5334.

Na palestra, a pesquisadora e professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) Kátia Regina da Silva irá discutir, a partir de resultados de sua pesquisa realizada em contextos escolares – salas de aulas regulares e Sala de Recursos Multifuncional –, os processos de alfabetização e letramento da criança cega.

Segundo a professora, “ao participarem [as crianças cegas] de situações de uso da escrita elas partilham saberes da cultura letrada, mesmo que enfrentem adversidades resultantes de um contexto sociocultural visuocêntrico, que exclui ou impede a inserção plena das pessoas cegas”. Kátia defende que “a escola tem o papel de criar oportunidades para que a criança cega aprenda e desenvolva as suas potencialidades, colocando-se em condições de enfrentar as barreiras criadas pela cultura visual predominante em nossa sociedade”.

Ceale Debate

O Ceale Debate é um ciclo de conferências voltadas para professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. Seu objetivo é possibilitar a socialização de experiências pedagógicas e de resultados de pesquisas, alimentando processos de formação autônomos e permanentes. O Ceale Debate acontece mensalmente, sempre na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. As conferências são abertas ao público e gratuitas.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação do Ceale/FaE/UFMG

www.ceale.fae.ufmg.br

Ceale UFMG discute alfabetização e letramento de crianças cegas