Ceale UFMG discute proposta para aprendizado metalinguístico da definição de palavras

Palestra ocorrerá no dia 24 de outubro (quarta-feira), na Faculdade de Educação da UFMG

O Ceale Debate de outubro receberá a professora do Centro Pedagógico da UFMG Clenice Griffo, no dia 24 de outubro (quarta-feira), das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, no campus Pampulha. A professora irá falar sobre "Proposta de intervenção no aprendizado metalinguístico da definição de palavras". As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário disponível em: http://bit.ly/cealedebate24-10. Mais informações pelo e-mail cealedebate@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-5334.

Na palestra, a professora apresentará um estudo, cujo objetivo principal é descrever a competência linguística dos aprendizes e as possibilidades de aprendizagem lexical, em particular, a realização de definições de palavras. O estudo foi realizado durante o curso de doutorado em Psicologia da Educação na Universidade de Barcelona e foi desenvolvido com um grupo de crianças brasileiras de nove e 10 anos de idade. O pressuposto básico da intervenção realizada é o de que o tratamento metalinguístico da palavra, como unidade de sentido, facilita a aprendizagem da escrita de textos definitórios. Assim, tal aprendizado contribui, de maneira significativa, para o processo da formação de conceitos sobre as palavras. Expressar o conhecimento sobre o vocábulo em definição é uma tarefa essencialmente metalinguística e revela a capacidade de estabelecimento de relações conceituais entre as palavras utilizadas.

Clenice Griffo tem graduação em Pedagogia e mestrado em Educação pela UFMG e doutorado em Psicologia da Aprendizagem pela Universidade de Barcelona. É professora adjunta da UFMG, atuando como professora alfabetizadora no Centro Pedagógico desde 1998. Atua também na formação de professores, com ênfase na aquisição da linguagem escrita.

Ceale Debate

O Ceale Debate é um ciclo de conferências voltadas para professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. Seu objetivo é possibilitar a socialização de experiências pedagógicas e de resultados de pesquisas, alimentando processos de formação autônomos e permanentes. O Ceale Debate acontece mensalmente, sempre na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. As conferências são abertas ao público e gratuitas.

Assessoria de Comunicação do Ceale/FaE/UFMG

www.ceale.fae.ufmg.br

Ceale Debate de outubro

24/10/18