Ceale UFMG realiza debate sobre mudanças nos livros didáticos de alfabetização

Estão abertas as inscrições para o primeiro Ceale Debate de 2018, que abordará o tema "Mudanças nos livros de alfabetização aprovados no PNLD e os usos que os professores fazem desse material em sala de aula". A convidada é a professora e pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Eliana Albuquerque. O evento ocorre no dia 13 de março terça-feira, das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, no campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6.627).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário disponível on-line. Ao realizar a inscrição prévia, a vaga estará garantida até 15 minutos antes do horário marcado para início do evento. As inscrições estão sujeitas à lotação do auditório. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cealedebate@gmail.com

O evento

Desde 1996, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) conta com a avaliação pedagógica das obras que são submetidas ao programa para distribuição nas escolas públicas brasileiras. No caso dos livros didáticos de alfabetização, algumas questões se colocam: os critérios de avaliação mudaram em diferentes edições do PNLD? De que maneiras?

Neste Ceale Debate, a pesquisadora Eliana Albuquerque apresentará dados de pesquisas voltadas para essas questões e também para como tais mudanças influenciaram tanto na produção desse material, como no uso que os professores fazem dele. A convidada também discutirá sobre como os diferentes eixos do ensino da Língua Portuguesa vêm sendo contemplados nos livros aprovados e sobre o papel desse material na organização do trabalho docente.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação do Ceale/FaE/UFMG

www.ceale.fae.ufmg.br

Ceale UFMG realiza debate sobre mudanças nos livros didáticos de alfabetização