Cedeplar UFMG realiza 18º Seminário de Diamantina

O Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da UFMG realiza, entre 19 e 23 de agosto, a 18ª edição do Seminário de Diamantina. Realizado na cidade histórica de Minas Gerais, o evento este ano traz o tema da crise da mineração no estado e no Brasil, com proposta de realizar reflexões profundas a partir das tragédias ocorridas em Mariana e em Brumadinho. As inscrições podem ser realizadas no Sympla até 15 de agosto. As atividades acontecem no Instituto Casa da Glória (Rua da Glória, 298, Diamantina, Centro).

Originalmente criado para refletir sobre Minas Gerais, o evento, realizado pela primeira vez em 1982 se ampliou para o âmbito nacional e internacional o escopo de suas discussões. Além de abordar a crise da mineração, o seminário também pretende motivar reflexão crítica sobre aspectos centrais da superposição de crises, que se abatem hoje na realidade mineira e brasileira. Destacam-se a profunda crise do estado de Minas Gerais e do país, assim como a crise internacional - econômica, política, ambiental, geopolítica e humanitária - que se reflete em aprofundamento das desigualdades sociais.

Histórico
Em 1982, o Cedeplar resolveu reunir seus alunos, professores e pesquisadores, em Diamantina, para discutir a conjuntura econômica, política e social do estado e do Brasil em um momento de grandes dificuldades e incertezas. Buscava-se preparar a UFMG para enfrentar a crise de então do ponto de vista de uma instituição pública de ensino e pesquisa, comprometida com o pleno desenvolvimento brasileiro.

A escolha de Diamantina como local de realização do encontro se firmou, com o Seminário se tornando um fórum fundamental, um dos mais importantes e qualificados repositórios de informações sobre a realidade social de Minas Gerais em contexto nacional e internacional.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG

18º Seminário de Diamantina

19 e 23 de agosto