Centro Cultural UFMG abre inscrições para oficina de escrita e imagem

No dia 14 de abril, das 14h às 18h, o Centro Cultural UFMG recebe a oficina “Formas de tecer um texto”, ministrada pela artista Natália Rezende. A atividade é gratuita, integra o projeto Oficina para todos de 2018, sendo voltada para artistas, escritores, estudantes e interessados em arte, escrita e têxteis. O Centro Cultural UFMG fica na Av. Santos Dumont, 174 – centro, esquina com Rua da Bahia.

Os interessados podem se inscrever pelo formulário on-line até o dia 9 de abril, informando nome completo, e-mail, telefones de contato e idade. São 20 vagas, com carga horária de quatro horas e idade mínima de 16 anos. O material prático será disponibilizado pela ministrante, sendo que os participantes também podem levar seus próprios materiais: papéis, tesoura, retalhos de tecido, bastidores e linhas. Outras informações pelo e-mail programa@centrocultural.ufmg.br e/ou pelo telefone (31) 3409-8280.

Nesta oficina serão apresentadas obras que tratam do meio têxtil como suporte da escrita dentro das artes plásticas, explorando técnicas como bordado, costura e tecelagem deslocadas de seus usos convencionais e recuperando as relações visuais e linguísticas entre o texto e o tecido. A partir da discussão sobre as obras e sobre as formas possíveis de se tecer um texto, os participantes serão convidados a experimentar novas formas de representação e realização da escrita na arte.

Natália Rezende é mestranda na Escola de Belas Artes da UFMG e bacharel em Artes Visuais com habilitação em Desenho pela mesma instituição (2012). Iniciou sua pesquisa com a tecelagem em 2010 e, desde então, desenvolve trabalhos de desenho, fotografia e instalações que exploram o gesto tecedor, expandindo suas formas de criação e representação. Participou de diversas mostras coletivas e individuais em Belo Horizonte, em São Paulo, no Pará, no Rio Grande do Sul e na França.

Projeto Oficina para todos

São ações culturais realizadas por meio de oficinas desenvolvidas para expandir os efeitos do programa institucional Visualidades e Memória, através da formação de produtores, divulgadores culturais e demais interessados.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria do Centro Cultural UFMG