Centro Cultural UFMG abre inscrições para oficina de estamparia manual

Nos dias 23 e 25 de maio de 2017, das 9h às 12h, o Centro Cultural UFMG recebe a oficina “Estamparia Manual”, ministrada por Anna Luiza Magalhães. Interessados podem se inscrever pelo formulário online, até o dia 19 de maio. A atividade é gratuita e integra o projeto Oficina para todos de 2017. Eventuais dúvidas e esclarecimentos deverão ser tratados pelo e-mail programa@centrocultural.ufmg.br e ou pelo telefone (31)3409-8280. O Centro Cultural UFMG fica na Av. Santos Dumont, 174, centro, esquina com Rua da Bahia.
Serão disponibilizadas 20 vagas, gratuitas, com carga horária de 6 horas e a idade mínima para participar são 16 anos. Recomendações: trazer os materiais* listados abaixo para melhor aproveitamento do curso.

A oficina tem interesse em compartilhar técnicas de estamparia que não precisam utilizar equipamentos de grande sofisticação, mas que permitem possibilidades amplas de aplicação em produtos artesanais e artísticos. No curso serão explanados conhecimentos básicos e teóricos de estamparia localizada e corrida, técnicas existentes (manuais ou não) e exemplos de como são utilizadas e, em sequência, serão aplicadas algumas técnicas manuais como atividade em sala, ampliando o leque de possibilidades de criação fora do curso. A intenção é demonstrar recursos de mais fácil acesso para criação de design de superfície, contribuindo, dessa forma, para o enriquecimento e personalização de trabalhos e produtos dos participantes.

Anna Luiza Magalhães é artista visual pela UFMG (com bacharelado em Pintura e Gravura em Metal), designer de moda pela FUMEC e pós-graduada em Gestão em Design pela UEMG. Tem experiências com estamparia desde 2009: como monitora na universidade, trabalhando em empresas como IMA Têxtil e Aysle, na participação em diversas oficinas, em especial com o estilista Jum Nakao, e, em trabalhos com figurino. Em 2009 ganhou o primeiro lugar no concurso de estamparia “República das Cores”. Desde 2012 faz parte do Coletivo Carimbo e, em 2013, fundou o Biscoito Maria Estúdio, empresa de design que trabalha com projetos e soluções gráficas para empresas e eventos. Sua experiência visual vai do manual para o digital, ampliando as possibilidades dentro do universo da estamparia.

Projeto Oficina para todos

São ações culturais realizadas por meio de oficinas desenvolvidas para expandir os efeitos do programa institucional Visualidades e Memória, por meio da formação de produtores, divulgadores culturais e demais interessados.

*Materiais: o aluno deverá trazer papéis diversos (cartão, coloridos, sulfite), 2 folhas de papel vegetal ou manteiga, retalhos de tecidos para testar as estampas (opcional), lápis, régua, estilete, tesoura, cola, 2 a 4 borrachas escolares para criação de carimbos, 1 folha grande de EVA, tintas acrílicas (quantidade e cores livres), rolinho de tinta e bandeja para tinta.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria do Centro Cultural UFMG

www.ufmg.br/centrocultural)

Centro Cultural UFMG abre inscrições para oficina de estamparia manual