Centro Cultural UFMG apresenta Tambor de Crioula Rosa de São Benedito

Nesta quarta-feira, 16 de março, às 20h, o projeto Música & Poesia do Centro Cultural UFMG recebe, no hall superior do segundo andar, roda de tambor com Tambor de Crioula Rosa de São Benedito. A entrada é gratuita.

O Tambor de Crioula Rosa de São Benedito foi criado pelo maranhense Paulo Lobato e desde 2008 vem reunindo coreiros e coreiras na devoção a São Benedito, principalmente em noites de lua cheia.

A apresentação começa com louvação a São Benedito, o padroeiro do tambor. As toadas se desenvolvem animando as coreiras e os coreiros. O público é convidado a participar da roda, cantando e dançando. As mulheres devem usar saias longas e rodadas para brincarem. No final da apresentação o tambor se despede, momento em que todas as coreiras devem circular os tambores e o tambor grande escolhe a coreira que mais se destacou para acompanhá-lo, até terminar a roda.

Paulo Lobato

Paulo Lobato é percussionista maranhense, coreiro do tambor de crioula desde criança e realizador de oficinas e rodas de Tambor de Crioula em Minas Gerais. É também professor de percussão em projetos sociais. Mariana Bracks é doutoranda em História, pesquisadora sobre a história da África e culturas afro-brasileiras. Gercino Alves é ator, diretor da Irmandade dos Atores da Pândega e professor de dança afro na Companhia Primitiva de Arte Negra. Sandra Vilela é professora de dança e dançarina da Companhia Primitiva de Arte Negra. Tuian é historiador e professor de capoeira angola. Ricardo Avelar é mestre de yoga e professor de capoeira angola. Carmem Virgolino é antropóloga, bailarina e professora de dança. Davi Barbosa é percussionista e estudante de graduação em Música. Danilo Santos é candombeiro da comunidade do Açude, percussionista e fotógrafo.

O Centro Cultural UFMG fica na Av. Santos Dumont, 174 - Centro.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Imprensa do Centro Cultural UFMG