Centro Cultural UFMG exibe espetáculo teatral que conta a vida e obra de Hilda Hilst

No dia 29 de março, às 18h30, o Centro Cultural UFMG recebe a atriz Luciana Veloso na interpretação do solo A Obscena Senhora H - Paixão e Obra de Hilda Hilst, com dramaturgia e encenação de Juarez Guimarães Dias. A entrada é gratuita e integra o projeto Baixo Centro En[cena], como parte da programação do Circuito Cultural UFMG. A classificação é de 16 anos.

A peça reconta a paixão da premiada escritora brasileira Hilda Hilst por seu primo Wilson Hilst, vinte anos mais novo, durante a criação de um de seus mais aclamados livros, A Obscena Senhora D, no início da década de 1980. O encontro marca uma relação mais profunda entre vida e obra da escritora, em que realidade e ficção se misturam num mesmo enredo.

Sucesso de público em 2018, o espetáculo foi visto por centenas de pessoas durante a temporada de estreia no Projeto Criações de Bolso do Sesc Palladium. A segunda temporada da peça percorreu o Teatro Sesiminas, a programação do VII Colóquio Internacional de Direito e Literatura da UFMG e o Centro Cultural Nacional Teatro Preqaria, na cidade de Sete Lagoas, interior de Minas Gerais.

Em 2019 integrou a programação da Campanha Mostra - projeto especial da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança que visa dar oportunidade a espetáculos de cunho mais autoral - junto às 15 montagens adultas selecionadas por uma comissão curadora, dentre 166 peças. O espetáculo esteve em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Belo Horizonte em fevereiro e agora poderá ser visto no Centro Cultural UFMG.

Criadores
Luciana Veloso, atriz e produtora cultural, graduada em Teatro pela Escola de Belas Artes da UFMG e Técnica em Interpretação Teatral pela Casa das Artes de Laranjeiras (RJ). Atuou em espetáculos teatrais no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, entre eles Os Melhores Anos de Nossas Vidas, direção de Inês Viana; O Interrogatório, direção de Ole Erdmann; Peer Gynt, direção de Adriano Garib; e Pas de deux para 2 Mulheres, direção de Henrique Vertchenko. Foi produtora executiva do Círculo Hilda Hilst 2017, 2ª edição.

Juarez Guimarães Dias, dramaturgo, diretor, publicitário e professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Há 17 anos é leitor e pesquisador da obra de Hilda Hilst. Publicou O fluxo meta narrativo de Hilda Hilst em Fluxo-floema (Ed. Annablume, 2010), oriundo de sua dissertação de mestrado; dirigiu Do desespero de contar uma história ou da arte de ser um unicórnio (adaptação da sua da ficção O Unicórnio). Dirigiu a montagem de A Possessa (A Empresa), dramaturgia de Hilda Hilst produzida pela Cia. de Outros Atores, que também realizou o evento Círculo de Atividades Integradas Hilda Hilst (1ª edição, 2002) e Círculo Hilda Hilst (2ª edição, 2017). Atualmente está em fase de finalização e publicação do romance A Casa da Senhora H, sobre a história da Casa do Sol de Hilda Hilst, projeto contemplado pelo Prêmio Funarte/Biblioteca Nacional de Criação Literária 2012 e realizado no Programa de Residências de Criação do Instituto Hilda Hilst.

Ficha técnica:
Criação: Juarez Guimarães Dias e Luciana Veloso
Atuação: Luciana Veloso
Dramaturgia e Encenação: Juarez Guimarães Dias
Direção de Movimento: Sitaram Custódio
Direção de Produção: Janine Avelar
Cenografia: Juarez Guimarães Dias
Design de luz: Bruno Cerezoli
Figurino: Andreia Gomes
Máscaras: Lívia Rabelo
Preparação Vocal: Ana Hadad

Trilha Sonora Original e Design de Som: Daniel Nunes
Assessoria de Imprensa: Glenda Souza
Design Gráfico: Solo CDC
Fotografias: Marília Fiuza e Matheus Soriedem

Projeto Baixo Centro En[cena]
O Baixo Centro En[cena] faz parte da programação do Circuito Cultural realizado pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG nos Campus e equipamentos de cultura da universidade. O projeto tem como objetivo oferecer ao público do baixo centro de Belo Horizonte uma programação gratuita de espetáculos teatrais toda última sexta-feira do mês, às 18h30. Uma opção de lazer e fruição com qualidade técnica e estética.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria do Centro Cultural UFMG

www.ufmg.br/centrocultural

A Obscena Senhora H - Paixão e Obra de Hilda Hilst