Centro Cultural UFMG expõe fotografias da capital mineira entre as décadas de 1960 e 1970

Mostra Cidade Palimpséstica evidencia as transformações das paisagens urbanas de Belo Horizonte ao longo de sua história; entrada é gratuita

Nesta sexta-feira, 5 de julho, às 19h, será inaugurada no Centro Cultural UFMG a exposição Cidade Palimpséstica, como parte da programação do 51º Festival de Inverno da UFMG. A mostra tem entrada gratuita e poderá ser vista até 4 de agosto. O Centro Cultural fica na Av. Santos Dumont, nº 174, centro de Belo Horizonte. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8280 ou pelo site e redes sociais do espaço.

Cidade Palimpséstica traz uma seleção de 113 fotografias de Belo Horizonte realizadas entre as décadas de 1960 e 1970, expostas em formatos variados. Através do material, o visitante poderá perceber as alterações espaciais da paisagem urbana experimentadas pela cidade ao longo da sua história. Essas transformações recorrentes, sobrepostas ao traçado original, estabelecem um contraste entre a cidade projetada e aquela que foi sendo habitada, dando origem a um palimpsesto urbano.

As consequências dessas mudanças serão apresentadas em quatro eixos norteadores, que se dividem entre o Centro Cultural, o Espaço Cultural da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), e as estações da linha de metrô Eldorado-Vilarinho: Palimpsesto; Construir; Habitar e Espaçamentos. Através desses eixos, os visitantes poderão observar o crescimento populacional de Belo Horizonte, o processo de verticalização, o aparecimento de bairros e favelas, os estilos arquitetônicos, as técnicas construtivas e a metropolização, que repercutiram e ainda repercutem na composição espacial e social citadina. Releituras de fotografias antigas ajudarão a aguçar essas percepções.

O módulo Espaçamentos será a atração do Centro Cultural UFMG, e tem como proposta central apresentar como o projeto da cidade de Belo Horizonte foi pensado e executado numa perspectiva de espaçamento, ordenado e circunscrito dentro dos limites da Avenida do Contorno. Além disso, aborda as alterações que o traçado original da capital sofreu à medida que foi se expandindo, principalmente com o crescimento populacional intenso das décadas de 1960 e 1970, que fez com que os limites da Avenida do Contorno fossem extrapolados e novos espaçamentos urbanos aparecessem.

De autoria dos fotógrafos Archimedes Correia de Almeida, Gui Tarcisio Mazonni e Marcos de Carvalho Mazonni, o material exposto em Cidade Palimpséstica compõe o acervo do Laboratório de Fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos (Lafodoc), da Escola de Arquitetura da UFMG. A curadoria da mostra é dos alunos do curso de graduação em Museologia da UFMG, sob orientação da professora Verona Segantini, da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG, em colaboração com outros docentes.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria do Centro Cultural UFMG

www.ufmg.br/centrocultural

Exposição Cidade Palimpséstica