Centro Cultural UFMG inaugura exposição reunindo radiografias, documentos e objetos que traduzem sentimentos na carne

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição Dilatação Antropofágica, do artista catarinense Pedro Gottardi, no dia 13 de março, às 19h. A mostra reúne uma série de obras inspiradas em radiografias (raio-x), impressas sobre tecido de algodão, além de documentos e instalação com objetos que traduzem sentimentos na carne. As produções poderão ser vistas até 12 de abril. Entrada gratuita.

Após sofrer um acidente durante a execução da performance A celebração da nossa carne, durante o 31º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, em 2018, quando engoliu involuntariamente um pedaço de carne espetado por alfinetes niquelados de costura, Pedro Gottardi ressignificou sua experiência e deu origem a Dilatação Antropofágica.

Segundo o artista, com as radiografias em mãos as visualidades foram poetizadas e revelaram em si marcas, percursos e paisagens corporais. Pedro descreve que as provocações falam sobre coisas que sentimos no corpo, as quais podem ou não perfurar a carne, tal qual um ato antropofágico de engolir e digerir nossa própria existência, como se comêssemos a nós mesmos. Para Gottardi, a vivência elucida e traz à tona sentimentos e emoções que interferem diretamente no corpo e a resposta desta reflexão é perceber em si os sentidos que a carne absorve, visto que as epifanias permitem a vasão para o poético.

Pedro Gottardi trabalha temáticas que envolvem o corpo e sua subjetividade e desenvolveu o olhar artístico sobre o corpo humano quando fez aulas de teatro. As performances sempre fizeram parte da sua carreira enquanto artista, descobrindo e pesquisando materialidades e técnicas que acabam sendo absorvidas em seu processo de criação.

Além de artista plástico, Gottardi é performer, professor de arte, pesquisador e conselheiro cultural no município de Blumenau. Desde 2017 vem expondo seus trabalhos em galerias de Santa Catarina e de outros estados brasileiros, com destaque para Dilatação Corporal: experiências de um corpo em expansão, Dilatação Antropofágica, Dilaporal e A Poiésis de um corpo (des) construído e (ex) posto.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria do Centro Cultural UFMG

(31) 3409-8290 / 3409-8291

www.ufmg.br/centrocultural

Serviço

Exposição Dilatação Antropofágica

Abertura: 13 de março | 19h Visitação: até 12 de abril

Terças a sextas das 10h às 21h Sábados e domingos das 10h às 18h

Grande Galeria (sala 5) do Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 - Centro, Belo Horizonte)