Centro Cultural UFMG inaugura exposições e promove Congresso Internacional de Arte, Ciência e Tecnologia e Seminário de Artes Digitais

Gratuitos, eventos têm início nesta segunda-feira, 26 de maio

O Centro Cultural UFMG promove, nesta segunda-feira, 26 de maio, às 19h, a abertura das exposições Quimeras, da artista da artista Tatyana Müller Soares, e PANORAMA 6, que reúne mais de 60 artistas e produções poéticas nas versões física, híbrida e meta, com curadoria de Pablo Gobira. Também promove o 10º Congresso Internacional de Arte, Ciência e Tecnologia e Seminário de Artes Digitais (CIACT-SAD), que será realizado entre os dias 26 e 28 de maio, das 8h30 às 20h, na avenida Santos Dumont, 174, Centro de Belo Horizonte / MG.

Quimeras

A mostra tem a curadoria do professor Fabrício Fernandino e poderá ser vista até o dia 29 de junho. A entrada é gratuita e integra o projeto Escultura no Centro, que destaca os trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG. A classificação é livre.

As Quimeras são criaturas oriundas de dois corpos reorganizados em fragmentos, criando, assim, seres subprodutos da mistura improvável de corpo humano feminino e de um urubu. Essas formas dialogam com imagens de diversas mitologias, trazendo reflexões sobre os mitos de origem que ainda atravessam a humanidade, sugerindo que novas mitologias nasçam dentro da conjuntura humana. Inventar terceiros a partir desses dois seres comunica sobre a natureza que eles têm em comum. 

PANORAMA 6

A exposição PANORAMA 6 integra o 10º Congresso Internacional de Arte, Ciência e Tecnologia – Seminário de Artes Digitais (CIACT-SAD), realizada pelo Laboratório de Poéticas Fronteiriças (LabFront), com destaque para o que há de mais pulsante na arte contemporânea. As obras podem ser vistas até 29 de junho. A entrada é gratuita e tem classificação livre.

A exposição pretende apresentar caminhos, mostrar propostas e inserir no debate das artes mais possibilidades de produções artísticas que relacionam arte com ciência e tecnologia. Reúne instalações interativas, game, vídeos e performances, também apresenta um horizonte de possibilidades de relação entre os campos da produção (artística/criativa), em conversa direta com a temática central do congresso: Desconhecido.

Congresso Internacional e Seminário de Artes Digitais

O 10º Congresso Internacional de Arte, Ciência e Tecnologia e Seminário de Artes Digitais é organizado e mantido por uma ampla rede de grupos de pesquisa desde 2015. A comunidade nacional e internacional é convidada a participar desse fórum de pesquisa e produção artística. A atividade é gratuita, mediante inscrição prévia, com classificação livre. Os participantes receberão certificado digital. Veja a programação completa aqui.

Segundo os idealizadores do evento, o mundo atual de instabilidades coloca as pessoas nesse lugar: o Desconhecido. No mundo da informação, em vez de afirmarmos, desconhecemos. Desconhecemos as certezas, desconhecemos limites e fronteiras. Reconhecemos o desconhecido e abraçamos o perigo vivido no cotidiano das guerras e da fome.

“Nesta edição, buscamos navegar por caminhos não mapeados. Selecionaremos companhias não conhecidas. Debateremos a realidade em pesquisas criadoras de novos campos. Nessa condição, imaginaremos e executaremos o impossível. Seremos imigrantes nesse território cinza”, diz Pablo Gobira, presidente da comissão organizadora do 10º CIACT-SAD.

O evento conta com sessões temáticas no formato de Grupos de Trabalho e Residência de Leitura, coordenados por professores doutores de todo território nacional, e publica volume de anais com trabalhos completos, ao final do ano, em todas as suas edições. Além das apresentações de trabalho e dos convidados, há uma rica programação cultural com lançamento de livros, exposição e apresentações artísticas diversas.

O CIACT-SAD é organizado pelo Laboratório de Poéticas Fronteiriças a partir de um comitê com membros de várias instituições (UEMG, CEFET-MG, UFSM, UFBA) e uma enorme comissão científica composta por professores doutores do país e do exterior. A edição de 2025 é estendida e conta com o apoio de agências de fomento nacionais e diversos outros parceiros, tais como grupos de pesquisa consolidados no país e no exterior.

O 10º Congresso Internacional de Arte, Ciência e Tecnologia – Seminário de Artes Digitais conta ainda com o apoio institucional de entidades de fomento e cultura, incluindo a FAPEMIG, CNPq, Capes, Funarte-MG, Belotur, bem como das universidades UFMG e UEMG, e da Prefeitura de Belo Horizonte.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria do Centro Cultural UFMG

3134098290

http://www.ufmg.br/centrocultural