Centro Cultural UFMG oferece oficina “Práticas de pesquisa no campo do patrimônio cultural”

Estão abertas, até o dia 11 de maio, as inscrições para a oficina “Práticas de pesquisa no campo do patrimônio cultural”, a ser ministrada por Adebal de Andrade Júnior. A atividade é gratuita, integra o projeto Oficina para todos de 2017 e será realizada entre os dias 17 e 19 de maio 2017, das 14h às 18h, no Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 – centro). Interessados, com idade mínima de 18 anos, podem se inscrever pelo formulário online.

A oficina é voltada para estudantes e profissionais da História, Sociologia, Antropologia, Arquitetura, Museologia e áreas afins, que estejam desenvolvendo pesquisa sobre o tema patrimônio cultural (material/imaterial) ou realizando inventário, registro ou tombamento de bem cultural. São 30 vagas, com carga horária de doze horas. Eventuais dúvidas e esclarecimentos podem ser feitos pelo e-mail programa@centrocultural.ufmg.br ou pelo telefone (31)3409-8280.

O objetivo da oficina é proporcionar um espaço de interação e sociabilidade entre estudantes e profissionais do campo do patrimônio cultural. Dividida em três encontros, a oficina terá a seguinte estrutura: o primeiro encontro será para uma exposição sobre o cenário geral das pesquisas realizadas no campo do patrimônio; nos dois encontros seguintes os participantes apresentarão seus trabalhos técnicos ou pesquisas na área do patrimônio (material/imaterial) que serão comentadas pelos demais. Assim, pretende-se criar um ambiente de diálogo que permita aos presentes refletir sobre suas metodologias, desafios e soluções encontradas para realizar suas investigações sobre patrimônios culturais.

O responsável por ministrar a oficina, Adebal de Andrade Júnior, é doutorando em Antropologia Cultural pelo IFCS/UFRJ, mestre em Ciências Sociais e graduado em História pela PUC Minas. Foi consultor da Unesco no projeto intersetorialidade, descentralização e acesso a cultura no Brasil e gestor cultural. Atualmente é pesquisador do Laboratório de Antropologia da Arquitetura e Espaços – Laares, vinculado ao PPGSA/IFCS/UFRJ. É autor do livro “Abrindo patrimônios: objetos, práticas e sentidos do tombamento”, publicado em 2016, e organizador do livro “A voz dos tambores: uma história dos Ciriacos – Contagem/MG”, patrocinado pelo Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais.

Projeto Oficina para todos

São ações culturais realizadas por meio de oficinas desenvolvidas para expandir os efeitos do programa institucional Visualidades e Memória, através da formação de produtores, divulgadores culturais e demais interessados.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria do Centro Cultural UFMG

www.ufmg.br/centrocultural

Serviço