Centro Cultural UFMG realiza roda de diálogo ao vivo sobre solargrafia

Na próxima quarta-feira, 12 de maio, às 19h30, o Centro Cultural UFMG transmite em seu canal do YouTube uma roda de diálogo ao vivo com o tema Solargrafias, tempo e permanência. A live é aberta ao público e reúne a artista visual e precursora da solargrafia no Brasil Lulu Ferreira e o professor e pesquisador Adolfo Cifuentes, com mediação do professor e fotógrafo Eduardo Queiroga. Assista aqui.

A prática conhecida por solargrafia mescla fotografia de base química ou artesanal, processamento digital, articulação em redes e astronomia. Se coloca entre fenômenos naturais e tecnologia. Envolve a espera das longuíssimas exposições e o imediatismo das redes globais digitais. Essa interseção e seus desdobramentos estéticos abrem um horizonte instigante de debates no campo da imagem. Na conversa, referências e noções extraídas dos trabalhos apresentados vão se juntar com questões colocadas pelo público.

Lulu Ferreira destaca a riqueza do processo que conta “com o capricho de quem confecciona a câmera e observa o local” ao comentar que a “solargrafia é um tipo de produção de imagem diferente e gratificante, que conta com o registro movimento de nosso planeta”. O encontro faz parte do projeto Bordas de Imagem, uma série de rodas de diálogo que busca abordar questões contemporâneas da fotografia, partindo de articulações entre a prática artística e a pesquisa acadêmica, atravessando fronteiras, contrabandeando ideias, abrindo fissuras entre a prática e a teoria.

Serviço:

Solargrafias, tempo e permanência - Roda de diálogo ao vivo com Lulu Ferreira, Adolfo Cifuentes e Eduardo Queiroga

Data: 12 de maio

Horário: 19h30

Local: YouTube

Aberta ao público

Acompanhe o FacebookInstagramYouTube e Site da Instituição.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria do Centro Cultural UFMG

(31) 3409-8290 / 3409-8291

http://www.ufmg.br/centrocultural

Serviço

'Solargrafias, tempo e permanência': Roda de diálogo ao vivo com Lulu Ferreira, Adolfo Cifuentes e Eduardo Queiroga

12 de maio de 2021

19h30

Youtube